Lean Six Sigma – Contéudo Programático Lean 6 Sigma
Lean Six Sigma
Six Sigma (ou Seis Sigma) é uma abordagem bem estabelecida que busca identificar e eliminar defeitos, erros ou falhas em processos, ou sistemas de negócios, concentrando-se nas características de desempenho do processo que são de importância crítica para os clientes.
Desde sua criação na Motorola em meados da década de 1980, o programa Six Sigma tem crescido a passos largos em todo o mundo. Na época de sua concepção, foi concebido como um programa de melhoria de qualidade que buscava entregar uma qualidade quase perfeita (3,4 defeitos por milhão de oportunidades) para a Motorola através do uso do DMAIC (Define-Measure-Analyse-Improve-Control), estratégia de melhoria aliada à implantação de um conjunto estruturado de ferramentas da qualidade.
Empresas em todo o mundo estão enfrentando hoje as duras realidades de um ambiente competitivo. Não há tempo para esperar e provocar mudanças evolutivas dentro das organizações. Em vez disso, estão instituindo mudanças revolucionárias destinadas a ter impacto dentro de um prazo muito curto.
O Six Sigma pode provar ser uma estratégia poderosa para as empresas competirem globalmente com base na qualidade dos produtos e serviços prestados aos seus clientes.
O que são os níveis Belt?
Os Níveis Belt são uma hierarquia de certificações que indicam o nível de especialização e habilidade de um indivíduo em um determinado campo. Esses níveis são frequentemente associados a programas de treinamento e certificação que permitem aos profissionais progredir à medida que adquirem mais conhecimento e experiência.
No contexto do Seis Sigma (ou Six Sigma) – conjunto de práticas e ferramentas que visam melhorar a qualidade e a eficiência dos processos, com o objetivo de reduzir a variação e os defeitos, o que leva a uma melhoria significativa dos resultados – os Níveis Belt são usados para identificar a experiência e a capacidade de liderar projetos de melhoria de processos.
Os Níveis Belt mais comuns são:

Ajuda os profissionais Green Belt e Black Belt com coleta de dados, pequenas análises e projetos de melhoria de baixa complexidade.

Os profissionais Green Belts atuam em equipes multifuncionais e possuem habilidades para desempenhar o papel de líderes de projetos em Lean Six Sigma.

Um profissional certificado em Black Belt atua em projetos mais complexos e com alta demanda de análises. Compreende muito bem as metodologias Lean e 6 sigma, sendo qualificado para desenvolver projetos de melhorias dentro das organizações, além de ser multiplicadores de conhecimento.