Treinamento

Os treinamentos são “on the job”, no local de trabalho das pessoas, possibilitando a aplicação imediata dos conceitos no dia a dia de cada participante. São de curta duração teórica (2 horas), e grande parte do aprendizado é na prática.

Utilizamos os manuais do Lean Institute Brasil como referência e material de treinamento. Entre os temas que ministramos estão os seguintes:

  • Introdução ao lean;
  • Mapeamento do fluxo de valor;
  • Mapeamento de processos administrativos e de serviços;
  • Criação de fluxo contínuo – células de manufatura;
  • Sistema puxadokanban com fornecedores, interno e com o cliente;
  • SMED – setup rápido;
  • Trabalho padronizado;
  • Kaizen;
  • 5S;
  • Logística lean para abastecimento interno;Logística lean no supply chain.

Nossos diferenciais

Cursos presenciais com dinâmicas práticas na realidade da empresa.

CURSOS ON-LINE E PRESENCIAIS PRÁTICOS

Compre e assista de onde quiser, quantas vezes precisar.

APRENDA NO SEU TEMPO

Acesso quando e onde você desejar.

CONTEÚDO

Toda a curadoria de conteúdo feita pelo presidente da To Be Lean.

CERTIFICAÇÃO

Todos os cursos oferecem certificado de conclusão.

Treinamento on-line (ao vivo)

Os treinamentos on-line são realizados através de videoconferência com dinâmicas adaptadas para acontecerem em ambiente virtual. Há exercícios práticos que os participantes realizam na empresa (quando possível). Utilizamos ferramentas como “Kahoot!”. Para engajar o time e para permitir uma maior interação, utilizamos o aplicativo “Miro”, que permite a construção de brainstorms e mapas de fluxo on-line.

Curso on-line (gravado) de logística lean em centros de distribuição de e-commerce.

Treinamento on-line com atividades práticas e exercícios para os participantes. O conteúdo fala sobre como aumentar a produtividade dos separadores e reduzir o prazo de entrega ao cliente final.

Logística lean em CDs de e-commerce

Este curso faz uma abordagem da aplicação do lean em centros de distribuição que fazem parte da cadeia de e-commerce visando a agilidade na entrega. Nele você aprenderá a criar fluxo nos processos do CD, padronizar as atividades, criar um sistema de gestão para ganhar produtividade e melhorar a entrega do e-commerce.

Logística lean aplicada a centros de distribuição e almoxarifados

Aumente a produtividade na separação de produtos, reduza o tempo de recebimento e envie o produto mais rapidamente para seu cliente aplicando lean nas suas operações logísticas. Você aprenderá como enxergar os desperdícios e como eliminá-los aplicando fluxo contínuo, gestão visual diária, trabalho padronizado e poka-yokes na sua operação.

Setup rápido para aumentar a capacidade produtiva

Reduza o tempo de preparação de máquinas, aumente a disponibilidade das máquinas e desenvolva sua equipe para melhorar os processos de setup (ou limpeza). Você descobrirá como coordenar a equipe, organizar as ferramentas e padronizar as atividades aplicando o diagrama de espaguete, analisar a sequência e aplicar a gestão visual no processo.

Mapeamento de processos administrativos e da jornada do paciente

Reduza os tempos das atividades administrativas, suas esperas e desperdícios entre as etapas. Você aprenderá a enxergar os desperdícios nos fluxos administrativos, criar mecanismos para eliminar as esperas e reduzir os retrabalhos. Esta técnica pode também ser aplicada a processos hospitalares para melhorar a jornada do paciente.

Logística lean para redução de custos no supply chain

Ganhe agilidade na cadeia de suprimentos (supply chain), otimize o transporte e reduza o lead time total. Você enxergará a cadeia de suprimentos de forma integrada em conjunto com os fornecedores para que possa eliminar as esperas e ganhar agilidade na cadeia de suprimentos, possibilitando a redução de custos e de estoques.

Introdução ao lean na área da saúde – Lean healthcare

Melhore a experiência do paciente, reduza os tempos de espera e agilize a utilização das salas cirúrgicas. Entenda como eliminar as esperas utilizando os conceitos de fluxo contínuo, gestão visual e trabalho padronizado, além de entender que lean é uma filosofia centrada nas pessoas que permite uma maior eficiência de todos os processos hospitalares.

5S para a eliminação de desperdícios

Ganhe agilidade na realização das atividades, crie um ambiente agradável e motive as pessoas da equipe. Aprenda a aplicar os 5s de maneira sistemática de forma a se tornar um hábito para todas as pessoas, de forma que todos ganhem mais tempo para realizar apenas as atividades que agregam valor.

Trabalho padronizado para aumentar a produtividade

Aumente a produtividade, reduza os problemas de qualidade e assegure resultados sem variação. Você entenderá como padronizar as atividades para eliminar os desperdícios e criar mecanismos de ritmo para garantir a qualidade. Entenderá a importância de treinar as pessoas de forma adequada para garantir o entendimento de cada atividade.

Introdução à gestão lean para aumentar a competitividade

Reduza o lead time da sua operação e aumente a produtividade e a qualidade dos seus produtos. Você aprenderá como aplicar os conceitos lean para eliminar desperdícios nos processos, criar mecanismos de gestão visual para operar com agilidade e aplicar o conceito de melhoria contínua através das pessoas.

Mapeamento do fluxo de valor para redução de custos

Reduza os custos e os estoques, aumente a agilidade do processo produtivo e aumente o fluxo de caixa. Entenda como mapear os processos para enxergar os desperdícios e as perdas e visualize onde aplicar o fluxo contínuo e o sistema puxado no processo produtivo.

Sistema puxado (kanban) para a redução de estoque

Reduza os estoques, elimine as rupturas de estoque e aumente a satisfação do cliente. Você aprenderá como dimensionar o estoque e como criar um mecanismo de sinalização da necessidade de reposição, além de melhorar a qualidade do estoque de forma a aumentar o nível de serviço.

Menu
Precisa de ajuda?