Ao caminhar pelo chão de fábrica de algumas empresas, percebemos que há um excesso de paletes com materiais de embalagens e alguns componentes de matéria-prima, o que dá a impressão de que o almoxarifado está dentro da fábrica.
Você percebe isso na sua fábrica também? Você recebe, nas fábricas, paletes fechados com materiais ou mesmo fracionados? O espaço na sua fábrica está comprometido pelo uso desses paletes?
Se você se identificou com essa situação, este artigo é para você
Para minimizar o número de paletes utilizados na fábrica, você deve seguir os seguintes passos:
- Avalie o tipo de material que está sendo levado para a fábrica: Muitas vezes, a área de logística abastece os itens na totalidade do uso da OP, que frequentemente é de horas ou dias, o que acaba gerando a necessidade de levar grandes quantidades.
- Repense a forma de levar os produtos: Uma das maneiras mais eficientes de transportar os produtos é estabelecer uma rota de abastecimento com o uso de carrinhos (vagões) e rebocadores. Assim, você pode levar menores quantidades por vez, sendo o recomendado que leve o suficiente para 1 ou, no máximo, 2 horas. No artigo como eliminar a empilhadeira da área de produção, explicamos um pouco sobre como fazer isso!
- Implemente prateleiras no ponto de uso: Essas prateleiras são mais conhecidas como flow rack. Nelas, é possível colocar pequenas quantidades de materiais, facilitando a organização e o abastecimento, evitando o uso de paletes com excesso de material.
- Estabeleça um trabalho padronizado para o abastecimento: Essa é uma maneira segura de garantir que não haja atraso na entrega e que o processo não retroceda.
- Implemente sinais de puxada: Utilize o Kanban para sinalizar a necessidade de abastecimento pela produção. Existem também outras formas de sinalização, como o smart call, um sistema onde instalamos um botão que, quando acionado pelo operador, solicita o material e o abastecedor o leva no momento certo e no local adequado.
Essas são dicas simples, mas não fáceis, que você pode implementar na sua operação. Se precisar de ajuda, conte conosco.
Por Alexandre Cardoso
CEO, 2blean