+55 (11) 989877313
contato@2blean.com.br
  • Home
  • Quem Somos
  • Serviços
    • Treinamento
    • Consultoria
      • Logística Lean
      • Lean Manufacturing
      • Lean Office
      • Lean Healthcare
    • Execução
    • Lean Six Sigma
  • Artigos
  • Vídeos
  • Livros
    • E-books
    • Minha conta
  • Contato
  • Português
    • Português
    • Español
Produto foi adicionado ao seu carrinho.
Área do Cliente
Entrar

Toyota terá nova reestruturação global em abril

Postado em 04/03/2016

Toyota terá nova reestruturação global em abril

Mudanças visam maior autonomia regional e agilidade em processos

A Toyota anuncia novas alterações em sua estrutura corporativa global e que serão adotadas a partir de 1º de abril próximo conforme comunicado divulgado pela companhia na quarta-feira, 2. A montadora definiu a reestruturação com mudanças profundas e considera que elas orientarão a empresa na construção de uma organização com base no produto e não mais na função, permitindo a eliminação de barreiras, agilizando os processos e extinguindo trabalhos desnecessários.

“Esta mudança estrutural pode não ser a solução definitiva, mas é certamente uma oportunidade”, disse em nota o presidente global da Toyota, Akio Toyoda. “Eu gostaria de fazer disso uma oportunidade para aprimorar nossa força de trabalho e promover ainda mais a produção de carros cada vez melhores. O sucesso dessa mudança está em nossas mãos”, acrescentou.

Em 2011, a Toyota havia anunciado uma reorganização de sua estrutura com o objetivo de promover a gestão autônoma por região, sendo que em 2013, dividiu uma parcela significativa de suas operações automotivas em quatro unidades de negócios. “Apesar dessas mudanças estruturais, a Toyota ainda depende, em grande parte, de esforços individuais de seus próprios membros da equipe, o que em muitos casos, a coordenação interfuncional de todo esse processo acaba por consumir uma quantidade desproporcional de tempo e esforço”, informa.

Com base nisso, a montadora efetivará as mudanças a partir de uma reorganização das unidades de operação global por região, dando-lhes mais autonomia e independência, além de criar sete divisões de desenvolvimento por tipo de produto, cada uma responsável por suas estratégias no curto e médio prazo. Para algumas delas, serão designados novos diretores.

A operação global se manterá em duas grandes divisões de negócio: Toyota 1 que integra as regiões da América do Norte, Europa, parte da África e Japão, enquanto Toyota 2 continua reunindo China, parte da Ásia sem o Japão, Oriente Médio, norte da África, Leste Asiático, Oceania, América Latina e Caribe.

“Acredito que essa mudança estrutural permitirá à nossa região se desenvolver e crescer ainda mais, trabalhando em uma maior sinergia com a nossa matriz e em linha com outros mercados mundiais. Também irá melhorar a nossa capacidade de atender as necessidades dos nossos clientes e responder aos desafios da inovação, mobilidade e conectividade”, afirma Steve St. Angelo, CEO da Toyota para a América Latina e Caribe.

Para o desenvolvimento por tipo de produto, serão criadas sete divisões:

  • Pesquisa e Desenvolvimento Inovador e Engenharia;
  • Divisão Carros Compactos;
  • Divisão Veículos Médios;
  • Divisão Veículos Comerciais;
  • Divisão Lexus Internnational;
  • Divisão Motores;
  • Divisão Conectividade.

Pesquisa e desenvolvimento, engenharia de produção e operações de manufatura, que são organizadas por função até o momento, serão divididas em duas categorias: “avançada” e “produção em massa”, para então serem alocadas em cada divisão. As afiliadas do Grupo Toyota responsáveis pelo desenvolvimento e produção de veículos também contribuirão para essas divisões, quando necessário. Para simplificar o desenvolvimento de produtos que podem rapidamente atender às necessidades locais, a discrição sobre o uso de uma certa quantidade de recursos de pesquisa e desenvolvimento serão alocados em regiões específicas.

Já a matriz, no Japão, terá o novo centro de pesquisa Frontier, cujo objetivo será o de desenvolver novas tecnologias e modelos de negócio a partir de uma perspectiva de longo prazo, a criação de uma divisão de estratégia corporativa, algo como uma reorganização das divisões que não se incluem nas sete citadas anteriormente e cuja função principal será o de planejamento estratégico de médio e longo prazos a fim de determinar futuras orientações estratégicas e melhorias dos recursos operacionais.

Veja abaixo as principais mudanças organizacionais da Toyota:

Toyota reorganização global

Post Visualizações: 670
Post anterior
Lean em Pequenas Empresas – Diferencial Competitivo
Próximo post
Melhoria da Competitividade na Ribfer

Posts recentes

  • Transformação Lean: Como dar os primeiros passos na sua Empresa 08/05/2025
  • Como Eliminar Erros em Operações Manuais? 03/05/2025
  • Por que os Funcionários Faltam ao Trabalho? (Absenteísmo) 22/04/2025

Categorias

  • Administração (30)
  • Artigos (9)
  • Eventos (2)
  • Gestão (1)
  • Laboratório (3)
  • Lean Healthcare – Lean na saúde (1)
  • Liderança (7)
  • Live (3)
  • Livros (3)
  • Logística (12)
  • Notícias (11)
  • Planejamento (PCP) (8)
  • Produção (70)
  • Recursos Humanos (5)
  • Serviços (3)
  • Vendas (4)
e-Book gratuito

Preencha o formulário abaixo e faça o download do e-Book

    Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Personalizar" para fornecer um consentimento controlado. Para mais informações favor verificar a Política de Privacidade

    e Política de Cookies.

    PersonalizarAceitar Todos
    Manage consent

    Visão geral de privacidade

    Este site usa cookies para melhorar sua experiência enquanto você navega pelo site. Destes, os cookies categorizados conforme necessário são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados no seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de desativar esses cookies. Mas a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.

    Necessário
    Sempre ativado
    Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esses cookies garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site, de forma anônima.
    Funcional
    Os cookies funcionais ajudam a realizar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
    Desempenho
    Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a fornecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.
    Analítico
    Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre as métricas do número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.
    Propaganda
    Os cookies funcionais ajudam a realizar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
    Outros
    Outros cookies não categorizados são aqueles que estão sendo analisados e ainda não foram classificados em uma categoria.
    SALVAR E ACEITAR