Esta pergunta é bem frequente: muitas vezes um gerente ou um engenheiro conhece a filosofia lean e fica entusiasmado após ver os resultados que as empresas alcançam com a implementação; assim, eles voltam para sua empresa e falam para seus líderes que a filosofia lean pode ajudar a empresa a melhorar seu desempenho, mas não conseguem apoio para iniciar a transformação lean.
A maioria das transformações lean acontecem de cima para baixo: algum líder de negócio, o CEO, diretores ou até mesmo donos de empresa iniciam a transformação lean nas suas organizações e apoiam incondicionalmente o processo de transformação cultural.
Mas se no seu caso isso não acontece e você quer convencer a alta administração a iniciar a jornada de transformação na sua empresa, seguem algumas dicas para te ajudar neste processo:
1 – Transformações são mais fortes que palavras – se você quer convencer alguém sobre lean, faça uma pequena transformação em algum processo e traga resultados impactantes; selecione uma área ou máquina para fazer a aplicação de alguns conceitos lean com o apoio da operação, aplique, por exemplo, o conceito de SMED e mostre os resultados para todos. Nós, engenheiros, somos muito ruins em divulgar os resultados de nossos trabalhos, mas faça isso de forma estruturada e convincente, mostrando o antes e o depois.
2 – Mostre os potenciais de resultados financeiros – a alta administração está acostumada com análises financeiras de resultados; muitas vezes, mostrar que se ganhou um determinado tempo de produção com uma melhoria lean não convence a diretoria a experimentar lean. É importante que você transforme o resultado em valores financeiros. Por exemplo, se você reduziu o tempo de setup de uma máquina e ganhou uma hora de produção, veja quanto pode produzir a mais com este tempo multiplicado pelo número de vezes que faz setup no mês e converta esse valor em grana, ou seja, podemos faturar 200 mil reais a mais com a nova disponibilidade de máquina. Se ganhar produtividade, o raciocínio é similar: com um aumento de produtividade, podemos produzir mais sem contratar ninguém, assim evitando o custo de contratação.
3 – Crie conexões – consiga contatos de diretores de empresas que estão há mais tempo na jornada lean e crie a conexão com sua diretoria para que possam trocar experiências; afinal, eles podem falar como passaram pelo processo e por que decidiram seguir na jornada lean. Costumamos dizer que pessoas da mesma tribo, da mesma diretoria, se entendem e têm a mesma linguagem de comunicação. Eventos que apresentam exemplos de aplicação lean são um bom local para conseguir esses contatos; normalmente, as empresas que apresentam levam seus diretores para falar.
4 – Promova benchmarking para ver com os próprios olhos – ir ver com os próprios olhos é uma das melhores estratégias de convencimento; quando os diretores de uma empresa vão até outra empresa que está há mais tempo na jornada lean, normalmente ficam convencidos de que o lean realmente transforma os processos e a vida das pessoas. Mas para planejar um bom benchmarking, é necessário que os diretores preparem perguntas de forma antecipada para fazerem durante a visita; afinal, benchmarking não é um passeio, mas um processo de aprendizagem. Se possível, promova o encontro entre os diretores da empresa visitada e os diretores que estão visitando e lembre-se de que pessoas da mesma tribo se entendem.
5 – Comece por você – não fique esperando a diretoria aprovar a implementação; comece na sua área de atuação e pratique o efeito bidê, de baixo para cima. Conheci um engenheiro que decidiu fazer isso e perguntou ao chefe se poderia fazer um piloto, e o chefe disse “pode fazer, desde que não me peça dinheiro e não atrapalhe a produção”; essa foi a deixa para iniciar a transformação em uma pequena área que logo se expandiu por toda a empresa. Após fazer a transformação da área, esse engenheiro apresentou os resultados para a diretoria local e estrangeira e obteve a aprovação para seguir adiante. Lembre-se de que uma andorinha não faz verão, mas pode começar uma transformação.
6 – Solicite uma apresentação de um sensei – outra maneira é solicitar a um sensei que faça uma apresentação para a diretoria, mostrando exemplos de casos de implementação e os resultados potenciais da aplicação na realidade da sua empresa. Isso é o que chamamos de diagnóstico, que, a propósito, realizamos de maneira gratuita para sua empresa; caso tenha em mente esse tipo de estratégia.
Conte conosco, é só nos contatar pelo nosso site www.2blean.com.br ou pelo Whatsapp 11 98987-7313.
Espero que estas dicas te ajudem no convencimento da alta administração da sua empresa, pois a transformação lean depende de pessoas como você, que acreditam na mudança cultural e no potencial das pessoas que aplicam a filosofia lean.
Alexandre Cardoso
CEO da 2BLEAN