O macro mapeamento é uma ferramenta do Lean ainda pouco utilizada, ao contrário do tradicional MFV – Mapa do Fluxo de Valor ou fluxo “porta a porta” que é um desenho das etapas internas de um processo industrial ou Logístico, o macro mapeamento é uma ferramenta que tem um escopo mais amplo, e menor nível de detalhe.
O foco está nas conexões externas, nas diversas etapas que materiais e produto terminado passam antes de chegar a uma ou mais fabricas e depois que saem para serem entregues a vários CDs, Clientes ou Distribuidores.
Exemplo de macromapeamento
Normalmente é aplicado após 1 ou 2 ciclos de MFV, quando a empresa já adquiriu maturidade e conhecimento da metodologia Lean, já obteve resultados internamente e quer solucionar problemas relacionados ao negócio, que envolvem Clientes e Fornecedores.
Porem nada impede que aplicar o macro mapeamento junto com o 1º ciclo de mapeamento de Fluxo de Valor, principalmente em empresas que tem um Supply Chain complexo envolvendo varias fabricas e onde o custo de distribuição e o Custos de materiais estão impactando a lucratividade.
Os indicadores Chaves de um macro- mapeamento são: Valor de Inventário, Valor Receita, Custos de Distribuição, e Nível de Serviço ao Cliente.
Para se obter um bom resultado é muito importante definir uma equipe multidisciplinar, com membros com poder de decisão (gestores) responsáveis por toda a cadeia, divididos em 3 Grupos: Fornecimento (Planejamento Materiais, Compras), Transformação (Produção, Planejamento e Programação, Qualidade, Manutenção, Engenharia) e Entrega (Planejamento Mestre, Marketing, Vendas, Logística) com a área de Finanças suportando com a valorização dos custos dos 3 Grupos.
O macro mapeamento é dividido em 2 partes
1ª. Pré-trabalho: Coleta de dados e desenho do mapa atual. Será executado pelas 3 equipes, recomenda-se que seja realizado numa mesma sala para facilitar a interação dos grupos durante a construção do mapa.
Recomenda-se nesta fase, que seja feito pela equipe, um exercício de definição de Valor para o Cliente (pode ser realizado pesquisas com clientes) e conhecido esses valores, identificar qual o posicionamento da empresa desses valores em relação aos concorrentes. Ler o artigo: https://2blean.com.br/voce-realmente-conhece-seu-cliente-cinco-passos-para-agregar-valor-ao-cliente-e-aumentar-suas-vendas/
2ª. Workshop: Analise do Fluxo, identificação de oportunidades, desenho do estado futuro, priorização e definição do Plano de ação. Recomenda-se construir um A3 ao final desta fase.
A duração do macro mapeamento vai depender da complexidade e do escopo definido, normalmente pode variar de 3 dias a duas semanas.
As principais entregas de um macro mapeamento são:
1º. Dar visibilidade das oportunidades de crescimento de vendas e redução de custo para suportar o planejamento estratégico da Empresa;
2º. Estimativa clara de ganhos (normalmente chega-se a números expressivos de aumento da lucratividade e satisfação dos clientes de até 50%);
3º. Definir prioridades e sinergias para atuação das equipes;
4º. Acompanhamento do Plano de ação e captura dos resultados
Se sua empresa está perdendo competitividade, tem baixa lucratividade, e seu cliente não está satisfeito! O macro mapeamento é a solução! se tiver alguma duvida e quiser mais detalhes desta importante ferramenta do Lean entre em contato conosco!
Walter Cruz
Consultor Sênior da 2Blean