Baixa produtividade, grandes perdas de qualidade e atrasos na entrega?
Solução: Estabilidade Básica – Método
Em situações em que a operação sofre com baixa produtividade, grandes perdas de qualidade e atrasos de entrega, ou mesmo quando somente um destes itens acontece, é muito difícil para o responsável conseguir sair da correria do dia. O tempo é sugado pela urgência imediata e geralmente continua insistindo na mesma forma de trabalho. A pressão é altíssima para que os problemas sejam resolvidos imediatamente. O primeiro passo é entender que, se continuarmos a insistir nas mesmas ações o resultado será o mesmo, ou seja, se não mudar algo os resultados serão os mesmos. Como disse Albert Einstein: “Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes” Para buscar uma mudança que altere os resultados colocamos nosso foco nos 4Ms da operação: método, mão de obra, material, maquina. Em cada M deve ser feita uma avaliação de qual mudança deve ser feita tendo como norte os princípios Lean, pois em função do momento, a operação tem que buscar soluções simples em cada M, e os princípios Lean são ótimos em oferecer simplicidade e resultados rápidos.
Método:
Método de solução de problemas: as perguntas que devem ser feitas são: ele e fácil e simples de ser usado? Esta sendo usado e gera resultados? Todos podem utilizar? Provavelmente as repostas serão negativas. Utilizar métodos simples são eficazes para resolver 80% dos problemas e podem ser utilizados por todos, entre eles estão: 5 porquês e Pareto, este são suficientes para gerar um bom resultado.
Método de acompanhamento de produção: novamente as mesmas perguntas: ele é fácil e simples de ser usado? Esta sendo usado e gera resultados? Todos podem utilizar? Provavelmente as repostas serão negativas, ou são inexistentes ou são registros complexos que requerem que sejam digitados por uma terceira pessoa que posteriormente geram relatórios. O método recomendado é o Quadro de Acompanhamento da Produção (QAP), também conhecido como quadro hora x hora. Este é um quadro grande (tamanho A0) com grandes linhas em que cada linha representa uma hora produtiva, deve ser preenchido a mão pelo operador registrando o resultado da ultima hora de produção, e caso o valor horário esteja abaixo do objetivo o operador deve anotar qual foi o motivo da perda (em cada linha deve constar o objetivo). Essa metodologia existe para que sejam expostos a todos o que esta ocorrendo na máquina e isso gera comprometimento de todos, porém além deste comprometimento geral existem funções que devem ser responsabilizadas previamente para cada tipo de problema e que passem a atuar automaticamente quando o operador faz o registro.
Resultados práticos: As ações mencionadas acima são fruto de um caso real realizado em uma planta na Argentina.
Os resultados alcançados foram:
- 30% de aumento de produtividade;
- redução de 50% do scrap;
- aumento de faturamento de 100%;
- atendimento de 100% da demanda
Apesar de termos chamado de estabilidade básica e buscarmos a simplicidade e o envolvimento de todos, o desdobramento em cada M gera muitas mudanças importantes na forma de trabalho e na cultura empresarial.
A alta direção, ou quem gerir o poder de decisão, deve ser a primeira pessoa que precisa estar determinada na implantação deste método, para que as mudanças sejam sustentadas nos momentos difíceis.
Luiz Henrique Tomazi
Dezembro – 2015