O que é Lean? Quais os resultados que podemos atingir aplicando lean?
Lean, também conhecido como gestão enxuta, é uma maneira de pensar que permite fazer mais com menos, ou seja entregar mais valor ao cliente com menos recursos. Entre os princípios da gestão Lean estão: gerar valor para o cliente, criar fluxo contínuo nos processos, produzir a partir da demanda do cliente, fazer qualidade na fonte e respeito pelas pessoas.
Porque um empresário deve buscar aplicar a gestão lean no seu dia a dia?
Pelos resultados, não devemos aplicar estes conceitos porque as grandes empresas estão aplicando, mas sim pelos resultados!
Os resultados que podem ser alcançados são: aumento de produtividade de 20 a 30%, redução de estoques de 40 a 50%, melhoria no índice de entrega de 20 a 30%, aumento dos lucros em torno de 30 a 40%, melhoria nos índices de qualidade de até 40% e satisfação dos funcionário de 30 a 40%, estes números são baseados em mais de 20 anos de experiência prática que vivenciei pessoalmente.
Mas a gestão Lean não se aplica somente ao ambiente fabril, ela pode ser aplicada também em serviços, onde não há um produto físico envolvido, mas sim uma entrega de um serviço, tal como atendimento médico, restaurantes, assistência técnica, tecnologia da informação (TI), hotéis, supermercados, entre outros.
Para iniciar o processo de implementação da gestão enxuta é necessário entender o que agrega valor do ponto de vista do cliente final, em alguns casos as empresas pressupõe que sabem o que o cliente quer, tive uma experiência onde uma concessionária de veículos acreditava que o cliente gostava de deixar o carro de manhã na oficina, pegar um táxi para o trabalho e depois pegar o carro ao final do dia, mas ao aplicar uma pesquisa percebeu que, o que o cliente queria era que o carro ficasse pronto o mais rápido possível, esta percepção fez com que a empresa mudasse todos os seus processos internos para atender a demanda do cliente, reduzindo o tempo total do serviço de 8 horas para 40 minutos.
Na produção não é diferente, uma empresa pensava que o cliente adorava a embalagem na qual era envolvido o produto, mas ao fazer algumas perguntas ao cliente, percebeu que a embalagem atrapalhava o cliente, que era obrigado a desembalar o produto é jogar fora a embalagem. Neste caso a empresa conseguiu eliminar a embalagem e obteve uma redução de custo significativa da embalagem e da mão de obra, além de uma maior satisfação do cliente.
E você, já se perguntou o que agrega valor ao seu cliente? Qual problema você está enfrentando hoje? Falta de fluxo de caixa, baixa lucratividade, queda nas vendas, grande quantidade de estoque? A 2Blean pode te ajudar a aplicar Lean em seus processos para melhorar seus resultados!
Alexandre Cardoso
Fevereiro – 2016