Esta é uma pergunta que alguns líderes nos fazem; afinal, eu tenho que aplicar a logística lean antes da logística 4.0 ou o contrário?
Como resposta, sempre pergunto se a empresa já eliminou os desperdícios básicos no seu processo; entre eles, temos a espera, o excesso de estoque, o excesso de movimentação, o excesso de transporte, a superprodução e o processamento desnecessário. Muitas vezes, as empresas aplicam a tecnologia em um processo com seus desperdícios incorporados.
Como exemplo, temos os ERPs que são implementados na empresa; às vezes fico me perguntando se “os sistemas nos servem ou nós é que servimos o sistema”. Vejo muitas empresas onde as pessoas entram no sistema, baixam os dados para uma planilha em Excel, fazem a atividade e, depois, sobem a informação para o sistema. Mas o sistema não existe para facilitar as atividades? Este é um exemplo clássico onde se automatizou um processo sem melhorá-lo, inserindo o desperdício no sistema.
Neste caso, o que recomendamos é que seja feito o mapa de fluxo de valor do processo administrativo e que sejam identificados e eliminados os desperdícios antes de implementar o sistema.
Pelo ponto de vista da logística, a mentalidade é a mesma; existem empresas que automatizam a movimentação com equipamentos autônomos sem que haja pelo menos uma análise de como estão distribuídos os produtos na prateleira. Veja este exemplo: em uma empresa, o separador anda um quilômetro para completar o processo. O pessoal, então, coloca um robô para fazer a separação, mas ele continua caminhando o mesmo quilômetro; este é um exemplo típico de automatizar o desperdício.
Recentemente, realizamos um trabalho em um cliente muito interessante. Toda vez que o material na linha estava prestes a acabar, o operador tinha que gerar um cartão kanban com o código do item e a quantidade padrão; então, ele levava o cartão a um quadro, e o abastecedor o retirava e trazia o material na próxima hora, quando vinha abastecer a linha de produção. Conceitualmente, era um bom processo, já não havia excesso de material e a comunicação funcionava razoavelmente. Entretanto, havia problemas quando o operador errava o código do item.
Então, fizemos uma análise e percebemos que havia o desperdício de deslocamento do operador até o quadro e que o material chegava após uma hora do pedido. Para eliminar esses desperdícios, inserimos um botão que funciona via rádio no local onde o material está localizado e uma TV no almoxarifado com um sistema que sinaliza a demanda a partir do momento em que a pessoa aperta o botão, indicando qual é o item e em que linha de produção ele está localizado; ele ainda mostra o tempo que o abastecedor tem para repor o material.
Com essa aplicação de tecnologia, economizamos a caminhada do operador em 10% e reduzimos o tempo de abastecimento do item na linha de produção de 1 hora para 15 minutos, uma redução de 75%.
Nossa recomendação é que primeiro aplique os conceitos lean e só depois avance na aplicação de tecnologias da logística 4.0. Dessa forma, sua transformação digital trará mais benefícios para a organização. E se precisar de ajuda, conte conosco!
Alexandre Cardoso
CEO na 2blean