Você já mediu o quanto seu separador caminha por dia? Experimente fazer isso, você vai se surpreender com o resultado!
Quando visito Centros de Distribuição das empresas, sempre faço questão de acompanhar um separador realizando uma separação de um pedido, e as descobertas são incríveis, excesso de caminhada (caminham quilômetros ao longo do dia), materiais de alto giro armazenados longe da expedição, caminhada por corredores repetidas vezes para pegar produtos que poderiam ser pegos em uma única passagem, produtos em locais de difícil acesso, entre outros.
Este sintoma reflete o desperdício de movimentação, muito comum nos Centros de Distribuição das empresas, caminhar mais que o necessário é um desperdício que tem
várias causas raízes, entre elas temos:
- Materiais organizados de forma aleatória
- Materiais armazenados em locais inadequados
- Não uso de recursos de planejamento de sequenciamento que existem em alguns sistemas
- Planejamento ineficiente da distribuição dos pedidosPara enxergar estes desperdícios você pode usar o diagrama de espaguete (ferramenta que permite documentar a caminhada do separador), ou um aplicativo para registrar a caminhada do separador. Faça isso algumas vezes para entender porquê eles caminham tanto.
Uma vez que você, identificou o desperdício recomendamos repensar a forma como os materiais estão distribuídos no seu CD, muitas vezes eles não facilitam a separação.
Uma das recomendações é posicionar os materiais de maior giro próximo à saída, outra recomendação é criar células de separação para ganhar agilidade.
Crie uma área de planejamento (PCP) para ordenar os pedidos de forma a otimizar a separação, use recursos do sistema para cadastrar regras de separação, e não esqueça de pedir sugestão dos separadores, normalmente eles têm ideias melhores que as nossas!
Quer saber mais como reduzir este desperdício? Adquira nosso EAD de “Logística Lean em Centros de Distribuição de e-commerce“.
Alexandre Cardoso
Presidente da 2blean