5 dicas para reduzir estoques de insumos através do lean com fornecedores

Se sua empresa tem excesso de estoques de insumos (matérias-primas e material de embalagem) e ao mesmo tempo tem falta de alguns itens, veja abaixo cinco dicas para tornar seu processo com o fornecedor mais enxuto.

É muito comum encontrar nas empresas excesso ou falta de insumos, mesmo com sistemas MRP cada vez mais avançados. E essa é umas das principais causas do problema: focar muito em sistemas e se preocupar muito pouco com o processo. Outra causa muito comum é a área de compras se concentrar na redução do custo dos insumos e, consequentemente, acabar definindo lotes grandes de fornecimento. Por fim, a área de planejamento muitas vezes trabalha no final da linha, utilizando, nos sistemas, parâmetros muito genéricos, fornecidos pela área comercial do fornecedor e que diferem da realidade do processo. O efeito de tudo isso são constantes reprogramações, muito esforço gasto e pouco resultado efetivo.

Apresentamos a seguir cinco dicas para reverter definitivamente esta situação.

  1. CONHEÇA O PROCESSO COM O FORNECEDOR, COMO ELE É REALMENTE

Escolha um fornecedor-piloto, um que seja representativo e que tenha uma boa relação com sua empresa (não se esqueça de envolver os setores de compras, planejamento e logística da sua empresa, além dos setores de vendas, produção, planejamento e logística do fornecedor).

Faça uma reunião (de preferência presencial) no fornecedor e acompanhe fisicamente o processo para entender como ele realmente ocorre. Identifique os desperdícios, como lotes acima da necessidade, estoques, incertezas e variabilidades do processo (frequências, lead times de produção e entrega, tipo de veículo e rotas utilizados e histórico do consumo).

  1. IDENTIFIQUE MELHORIAS NO PROCESSO

A frequência é o ponto mais importante e normalmente é definida pelo tamanho do veículo. Se a frequência não está adequada ao seu consumo, estabeleça um circuito com outros fornecedores ou clientes para otimizar a carga (conceito milk-run).

 

 

Estabeleça uma cadência no processo, com limites de estoque baseados no lead time e na frequência de entrega.

  1. ATUALIZE OS PARÂMETROS DO SISTEMA

Utilize dados reais, que foram observados (fatos), e desafie os fornecedores a melhorarem seus processos para reduzir tempos de troca e, consequentemente, aumentar a frequência de produção e reduzir os tamanhos de lote. Estabeleça entregas padronizadas e agendadas. Reforce e evidencie os benefícios que ele (fornecedor) terá com as melhorias.

  1. CRIE UMA ROTINA DE ACOMPANHAMENTO

Em conjunto com o fornecedor, defina alguns indicadores para garantir que as novas regras estabelecidas estejam sendo cumpridas.

Entregas conforme agendamento:

  • Horário.
  • Quantidade.
  • Qualidade.

Reconheça formalmente o fornecedor pelos bons resultados e também todas as pessoas que contribuíram para o resultado do novo processo.

  1. EXPANDA PARA OUTROS FORNECEDORES

Replique esse processo com outros fornecedores, sempre utilizando os critérios de representatividade e tipo de relação.

Com essas cinco dicas, certamente será possível melhorar o processo e obter resultados significativos sem grandes investimentos. O ponto-chave será envolver as pessoas certas e reforçar os benefícios que cada um terá com o novo processo.

E você? Está pronto para liderar esse processo?

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Postagens recentes
Follow us on