A implementação do hoshin kanri deve acontecer a partir da presidência da empresa, mas também é possível fazer o hoshin a partir de alguma área ou departamento específico como propulsor. Em nossa jornada, temos realizado muitos hoshins em diretorias de operações das empresas inicialmente, para somente depois avançar para a empresa toda. Esta é uma estratégia muito interessante, pois faz com que todos enxerguem os benefícios desse processo.
Veja como você pode fazer o hoshin passo a passo para sua empresa ou departamento:
- Defina o Norte Verdadeiro – Inicialmente, é importante que o número um da empresa ou da área defina onde a empresa quer estar nos próximos cinco anos (ou pelo menos no próximo ano). Essa pode até ser uma visão para o longo prazo, mas é importante traduzir essa visão em indicadores, para que as pessoas saibam se estão caminhando rumo a essa visão de futuro (por exemplo, ser a número um no mercado em que atua – isso significa x vendas com lucratividade y).
- Defina as estratégias – Uma vez definido o Norte Verdadeiro, é necessário que a presidência, em conjunto com a diretoria, defina quais serão as estratégias para atingir os objetivos para o longo prazo (por exemplo, aumentar as vendas para clientes estratégicos, aumentar a capacidade da fábrica para atender ao crescimento, aumentar a lucratividade da empresa etc.).
- Desenvolva os A3 com as equipe multifuncionais – Nesse momento, é necessário envolver a gerência da empresa para que ela se envolva no processo de hoshin. É nesse momento em que cada equipe deve trabalhar na estratégia; entretanto, antes de dizer o que fazer, é necessário entender bem a situação atual. A pergunta a ser feita é “como fomos no ano passado nesse ponto da estratégia?”. Esse é um diferencial importante com base no lean e no hoshin tradicional; conforme podemos ver neste artigo, é muito importante usar o Relatório A3 como uma ferramenta de análise da situação atual com dados e fatos. Somente após entender bem o que aconteceu é que devemos propor contramedidas e ações para atingir os objetivos.
- Conduza o catchball – O catchball é um processo onde as equipes apresentam seus A3 ou suas ações e são criticadas pelas outras equipes, observando se há alguma ação que conflita com alguma estratégia, se há sinergia horizontal ou vertical entre os processos e se as ações estão indo na mesma direção. É o que chamamos de alinhamento horizontal, para garantir que todos estejam caminhando na mesma direção.
- Desdobre as ações e os indicadores estratégicos – Após os ajustes em todas os A3, é necessário que as ações sejam cascateadas para todos os níveis, pois a maioria das ações não são realizadas pela gerência, mas sim pelos analistas e engenheiros das áreas. Além disso, devemos cascatear os indicadores de maneira que estejam conectados com os objetivos estratégicos e que a linguagem seja entendida por todos os níveis abaixo (por exemplo, reduzir os custos é um indicador muito estratégico; quando você cascateia, pode colocar “reduzir o tempo de preparação de máquinas”).
- Acompanhe as ações e os indicadores em todos os níveis – Esta é a parte mais difícil do processo de hoshin: o check. As pessoas não gostam de fazer esta etapa, pois podem descobrir que o que planejaram não deu certo, mas devemos estabelecer um processo de verificação mensal dos indicadores e das ações em que todos devem apresentar como está o andamento das ações e dos indicadores, para que possam corrigir o rumo do processo. Recomendamos também estabelecer uma gestão diária dos indicadores para que a empresa possa reagir rapidamente a qualquer mudança de indicador que possa afetar o desempenho.
Espero que este roteiro básico possa te ajudar a estabelecer a aplicação do hoshin kanri na sua empresa, mas se precisar de ajuda, não hesite em nos acionar através do nosso site: www.2blean.com.br.
Você pode aprender mais sobre o tema no evento: http://leantransformandonegocios.com.br
Alexandre Cardoso
CEO do 2blean