Como evitar atrasos de pagamento com a aplicação do Lean?

Um dos grandes problemas que as empresas enfrentam na área financeira é o atraso de pagamentos. Isso ocorre por uma série de fatores:

Fluxo de caixa insuficiente.

Falta de organização nas atividades de entrada e análise de documentos para pagamento.

Perda de documentos fiscais.

Esquecimento de notas fiscais em gavetas.

Processo de aprovação lento.

Aprovações em excesso.

Falta de informações para efetuar o pagamento de forma correta e completa.

Na maioria das vezes, o resultado é retrabalho, estresse e horas extras. Isso mesmo!

Retrabalho: Toda vez que houver alguma informação faltando, o processo volta e o que vai acontecer com o pagamento? ATRASA!

Estresse: Provoca nas pessoas o desgaste emocional e aquele sentimento de chegar ao final do dia com a sensação de que nada foi realizado. Como diz o velho ditado popular, “nadou, nadou e acabou morrendo na praia”, ou seja, completamente IMPRODUTIVO.

Horas extras: O resultado do que chamamos de “prêmio” para os processos falhos e com retrabalhos constantes. Em outras palavras, as empresas pagam mais caro pela improdutividade; além disso, não é incomum pagar MULTAS por atrasos.

Este cenário acontece na sua empresa?

A boa notícia é que podemos resolver esses problemas aplicando os conceitos lean no processo de pagamentos. Uma das alternativas é aplicar o conceito de poka-yoke, cujo significado em japonês é “à prova de defeitos ou falhas”.

Em um de nossos clientes, realizamos o treinamento de lean office, começando pelo mapeamento do fluxo de valor e identificando as principais falhas e problemas desde a entrada de notas fiscais no recebimento até o seu efetivo pagamento. Nesse processo, envolveram-se as áreas de compras, recebimento, aprovação, área fiscal e pagamentos.

Ao vislumbrar os problemas identificados, permitiu-se que todas as pessoas que participavam do mapeamento do fluxo de valor (MFV) enxergassem os reais problemas e os impactos que suas ações causavam no final do processo.

Para resolver esses problemas, foram implementadas ações como:

Melhorar o nível de comunicação entre as áreas.

Implementar checklists para garantir que as notas fiscais sejam processadas de maneira 100% correta e logo na primeira vez.

Definir acordos de nível de serviço entre áreas para que as notas fiscais cheguem à área de pagamentos com antecedência suficiente para que sejam processadas sem gerar atrasos e, consequentemente, multas ou horas extras.

Quer saber mais sobre como podemos ajudá-los na transformação de seus processos? Acesse nossa página (www.2blean.com.br) e entre em contato. Nossos consultores estão prontos para atendê-los.

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