+55 (11) 989877313
contato@2blean.com.br
  • Home
  • Quem Somos
  • Serviços
    • Treinamento
    • Consultoria
      • Logística Lean
      • Lean Manufacturing
      • Lean Office
      • Lean Healthcare
    • Execução
    • Lean Six Sigma
  • Artigos
  • Vídeos
  • Livros
    • E-books
    • Minha conta
  • Contato
  • Português
    • Português
    • Español
Produto foi adicionado ao seu carrinho.
Área do Cliente
Entrar

Como melhorar a produtividade e o nível de serviço ao cliente em empresas com demanda sazonal?

Postado em 06/09/2023

Se você trabalha nos setores alimentício, farmacêutico, automobilístico ou de construção, certamente já se deparou com uma característica comum: a demanda cíclica ou sazonal. Com base em minha experiência profissional, pude observar que as consequências mais comuns dessa característica são problemas relacionados à dificuldade no dimensionamento de recursos, baixa produtividade, excesso ou falta de estoques e, consequentemente, um baixo nível de serviço aos clientes. Tenho certeza que o conceito lean pode ajudá-lo.

Estamos falando do planejamento pelo takt, uma metodologia baseada na taxa de demanda do cliente (tempo takt) e na otimização dos 4Ms (Mão de obra, Máquina, Material e Método) por meio do fluxo contínuo e do trabalho padronizado. Trata-se de modelos pré-definidos e padronizados que lidam com as conhecidas oscilações de demanda. Partimos do princípio de que, conforme os conceitos lean, sempre buscamos o fluxo contínuo; onde ele não é possível, usamos estoques controlados (supermercados) entre os processos, e somente um ponto desse processo é programado. E é nesse ponto programado que aplicamos o planejamento pelo takt.

Neste artigo, vou descrever um caso real de uma indústria metalúrgica que enfrentava problemas de atendimento ao cliente, perda de vendas e dificuldades na programação. Com a elaboração de um mapa de fluxo de valor, identificaram várias oportunidades e, após algumas melhorias relacionadas à criação de estabilidade básica com trabalho padronizado e criação de kanbans, chegou o momento de implementar o planejamento pelo takt. O processo de produção era o seguinte:

Para facilitar a definição dos modelos pré-definidos desejados, a metodologia foi dividida em quatro etapas: análise da demanda, cálculo do tempo takt, balanceamento
dos elementos de trabalho e padronização. A seguir, detalharei cada etapa.

1. Análise da demanda

Aqui, o objetivo foi capturar e analisar a demanda histórica mensal dos últimos 12 ou 24 meses das famílias de produtos que passavam pela linha de montagem para identificar os períodos cíclicos ou sazonais, conforme abaixo:

Analisando o gráfico acima, pôde-se constatar que existem dois períodos distintos e cíclicos: o primeiro de junho a novembro, com demanda média prevista para o próximo ciclo de 2184 unidades, e o segundo de dezembro a maio, com demanda média prevista para o próximo ciclo de 5.462 unidades.

2. Cálculo do tempo takt

O tempo takt (que significa ritmo) define a taxa em que o cliente solicita a demanda. Ele é definido pela seguinte equação: tempo takt = tempo disponível / demanda no mesmo período.

Por exemplo, a empresa trabalha 4,3 semanas por mês, 5 dias por semana, 2 turnos por dia e 8 horas por turno. Portanto, o tempo disponível é de 344 horas por mês. Como existem 2 períodos com demandas distintas, há 2 tempos takt:

Tempo takt de junho a novembro = 0,1575 horas/unidade = 9,45 minutos/unidade.

Tempo takt de dezembro a maio = 0,0630 horas/unidade = 3,78 minutos/unidade.

3. Definição e balanceamento dos elementos do trabalho da montagem

Nesta etapa, o foco é a análise das atividades e o tempo gasto em cada uma delas, dividindo o tempo em tempo de valor agregado (VA), em que o produto está sofrendo uma transformação, e tempo de valor não agregado (VNA), normalmente relacionado a desperdícios. A análise de como a operação é feita também é importante, pois, na maioria das vezes, junto com o balanceamento feito anteriormente, são encontradas muitas oportunidades de redução de tempo por meio da eliminação do VNA.

Após a tomada de tempos, foi definido o número de pessoas necessárias para atender ao tempo takt com a configuração atual, usando a seguinte fórmula: número de pessoas = soma (tempos de todos os elementos de trabalho) / tempo takt.

No nosso exemplo, a montagem de componentes é manual, utilizando oito pessoas, conforme a tabela abaixo:

Portanto o número de pessoas para atender o takt é: 61,57 min / 9,45min = 6,5 (7 pessoas).

O próximo passo é realizar um gráfico de balanceamento dessas atividades:

No nosso exemplo, notamos que boa parte dos tempos VNA eram relacionados ao transporte dos operadores em função do leiaute, e também não havia um fluxo contínuo, ou seja, cada operador fazia o seu trabalho e colocava em caixas; somente quando elas estavam cheias é que elas eram levadas para a etapa seguinte pelo próprio operador, conforme o leiaute a seguir:

Como o número de operadores ideal é 7, depois de várias análises e conversas com os operadores, chegou-se a um novo leiaute. Além disso, foi um consenso que poderíamos trabalhar com 6 pessoas utilizando o conceito de fluxo contínuo, (faça uma unidade e mova uma unidade), conforme o leiaute e o novo gráfico de balanceamento a seguir:

Dessa forma, foi estabelecida a melhor abordagem de trabalho, adequada ao tempo takt durante o período de baixa demanda (junho a novembro). A partir desse ponto, a etapa 4 (padronização desse novo processo) foi realizada para garantir a sustentabilidade de todas as melhorias implementadas e para permitir o monitoramento em tempo real para verificar se os tempos definidos estão sendo cumpridos.

Uma vez que nosso caso envolve dois períodos cíclicos com tempos takt distintos, os passos 3 e 4 foram repetidos, mas agora levando em consideração a demanda durante o período de alta (dezembro a maio):

Etapa 3: Definição e balanceamento dos elementos do trabalho do processo 3 – com a nova demanda

Considerando que o tempo takt durante o período de alta é de 3,78 minutos, o cálculo do número de pessoas necessárias para atender ao takt é o seguinte: 52,2 minutos / 3,78 minutos = 13,8 (arredondado para 14 pessoas).

Foi necessário estabelecer um novo leiaute, específico para este período:

E, consequentemente, um novo gráfico de balanceamento:

Por fim, mas não menos importante, a implantação e padronização desse novo processo.

Benefícios e resultados conquistados:

1. Eliminação da incerteza e da variabilidade da demanda.

2. Eliminação de retrabalhos na programação.

3. Com o padrão, foi possível estabelecer uma rotina de gerenciamento hora-a-hora para eliminações rápidas dos problemas (produção menor que o padrão).

4. Aumento de 37% de produtividade.

5. Aumento de 20 pontos no nível de serviço.

Se você também enfrenta desafios com demanda cíclica, por que não considerar repensar o seu processo? Se ficou interessado e deseja saber mais sobre esse tema, entre em contato conosco.

Walter Cruz
Consultor sênior

Post Visualizações: 109
Post anterior
Como evitar atrasos de pagamento com a aplicação do Lean?
Próximo post
Como saber o momento certo de pedir ajuda externa para resolver um problema?

Posts recentes

  • Transformação Lean: Como dar os primeiros passos na sua Empresa 08/05/2025
  • Como Eliminar Erros em Operações Manuais? 03/05/2025
  • Por que os Funcionários Faltam ao Trabalho? (Absenteísmo) 22/04/2025

Categorias

  • Administração (30)
  • Artigos (9)
  • Eventos (2)
  • Gestão (1)
  • Laboratório (3)
  • Lean Healthcare – Lean na saúde (1)
  • Liderança (7)
  • Live (3)
  • Livros (3)
  • Logística (12)
  • Notícias (11)
  • Planejamento (PCP) (8)
  • Produção (70)
  • Recursos Humanos (5)
  • Serviços (3)
  • Vendas (4)
e-Book gratuito

Preencha o formulário abaixo e faça o download do e-Book

    Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Personalizar" para fornecer um consentimento controlado. Para mais informações favor verificar a Política de Privacidade

    e Política de Cookies.

    PersonalizarAceitar Todos
    Manage consent

    Visão geral de privacidade

    Este site usa cookies para melhorar sua experiência enquanto você navega pelo site. Destes, os cookies categorizados conforme necessário são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados no seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de desativar esses cookies. Mas a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.

    Necessário
    Sempre ativado
    Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esses cookies garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site, de forma anônima.
    Funcional
    Os cookies funcionais ajudam a realizar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
    Desempenho
    Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a fornecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.
    Analítico
    Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre as métricas do número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.
    Propaganda
    Os cookies funcionais ajudam a realizar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
    Outros
    Outros cookies não categorizados são aqueles que estão sendo analisados e ainda não foram classificados em uma categoria.
    SALVAR E ACEITAR