Esta pergunta pode gerar uma certa gargalhada num primeiro momento. Pode fazer você lembrar de uma ex-governante que soltou uma pérola parecida com esta há algum tempo.
Mas, na verdade, você pode estar passando por isso na sua empresa e não percebeu! Você já deu uma caminhada pelo seu CD e observou como estão os produtos nos porta-paletes?
Você vai ver algumas posições-paletes que não estão totalmente ocupadas. Algumas delas estão com apenas uma ou poucas caixas na posição.
Isso mostra que a posição-palete que você está vendo, pode aparecer no seu sistema como ocupada, mas, na verdade, a única coisa que a está ocupando é ar! Veja o exemplo abaixo:
Chamamos isso de desperdício de espaço, pois não o utilizamos adequadamente.
Mas, por que isso ocorre?
Na verdade, o desperdício é um sintoma. Se analisarmos um pouco mais, veremos que a causa raiz é a falta de uma estrutura adequada para cada produto, e é muito comum que os projetos de Centros de Distribuição sejam estruturados com apenas um tipo de estrutura: o porta-palete!
Para evitar que isso aconteça, é necessário elaborar um plano de armazenagem para cada produto (PAPCP), no qual, com base nas características de cada produto, sua embalagem, peso e consumo, podemos definir qual é a estrutura mais adequada de armazenagem.
Como contramedida temporária, o que você pode fazer é ajustar algumas posições no porta-palete, dividindo-a à pela metade. Isso faz com que os paletes preenchidos com os produtos pela metade sejam realocados para essas novas posições.
Como contramedida definitiva, você deve avaliar todos os tipos de produtos e suas características para definir que estruturas adequadas devem ser adquiridas para suprir essa demanda.
Agora, o mais importante é enxergar que isso é um desperdício, e a logística lean permite que você se desenvolva para ter uma nova percepção da realidade em que você vive e que você busque maior eficiência na armazenagem, na separação e no recebimento de produtos.
Quer saber mais? Siga o canal do youtube “Lean em 1 minuto”!
Deixe seu comentário abaixo.
Alexandre Cardoso
Presidente da 2blean