+55 (11) 989877313
contato@2blean.com.br
  • Home
  • Quem Somos
  • Serviços
    • Treinamento
    • Consultoria
      • Logística Lean
      • Lean Manufacturing
      • Lean Office
      • Lean Healthcare
    • Execução
    • Lean Six Sigma
  • Artigos
  • Vídeos
  • Livros
    • E-books
    • Minha conta
  • Contato
  • Português
    • Português
    • Español
Produto foi adicionado ao seu carrinho.
Área do Cliente
Entrar

5 dicas para tornar o processo de S&OP mais efetivo e potencializar a redução de desperdícios

Postado em 05/01/2023

Apesar da grande evolução do processo de planejamento nas empresas nas últimas quatro décadas, motivada pelo desenvolvimento dos computadores e sistemas cada vez mais acessíveis, por incrível que pareça ainda encontramos com muita frequência nos processos produtivos desperdícios como constantes reprogramações da produção, excesso/falta de estoque, linhas de produção paradas por falta de material e trocas de produto desnecessárias.

Ao longo de minha carreira, tive a oportunidade de conhecer várias empresas e analisar profundamente as causas desses desperdícios. Assim, cheguei à conclusão de que a origem desses problemas não está propriamente no processo de planejamento (ou nos sistemas), mas na interface entre vendas e operações, conhecida como S&OP.

O S&OP – O Planejamento de Vendas e Operações tem o objetivo de equilibrar essa interface entre Operações e Vendas, através de um processo de tomada de decisões para manter a oferta de produtos adequada à demanda com o menor custo, conforme podemos enxergar na Figura 1 abaixo.

Figura 1: Equilíbrio entre oferta e demanda com o S&OP

Se sua empresa apresenta os desperdícios citados acima, veja estas cinco dicas para tornar o seu processo S&OP mais efetivo:

1. TER UM PLANO ORIENTADO PARA O RESULTADO DO NEGÓCIO

A referência do S&OP deve ser o volume de vendas previsto pela alta direção, durante a definição do plano estratégico do ano. Todas as decisões devem ser tomadas visando a alcançar esse número, e não a objetivos individuais de cada área.

2. FOCO NO MÉDIO E NO LONGO PRAZO

Deve haver um período de estabilidade, normalmente o mês seguinte ao ciclo atual, para que o processo de Produção/Logística possa ser dimensionado e para que seja possível obter os insumos necessários para a produção, respeitando o lead time de aquisição. As alterações devem ocorrer somente a partir do M+2 e mediante análise de capacidade/riscos. Caso não aconteça um consenso, a decisão será da alta direção.

Figura 2: Ciclos de S&OP

M+1 – Período de estabilidade. Pequenas alterações em relação ao mês anterior, sem impacto no processo produtivo;

M+2 – Algumas alterações em relação ao mês anterior – atenção aos recursos críticos, e de maior LT;

M+3 – Mais liberdade para alterações, restrições de capacidade são apresentadas e plano de ação definido;

M+4 a M+18 – Livre para alterações.

3. A LIDERANÇA SÊNIOR DEVE PARTICIPAR ATIVAMENTE

O S&OP é um processo de tomada de decisões; por esse motivo, somente devem participar pessoas com poder de decisão. As áreas representadas são Finanças, Planejamento de Demanda, Produção, Supply Chain, Vendas, Marketing e Exportação.

4. TER UM ROTINA DE REUNIÕES ESTABELECIDA

O S&OP não é uma reunião, mas sim um processo composto por várias reuniões pré-agendadas, onde todos estão presentes e construindo passo a passo o número final. A disciplina e participação de todos é essencial para o resultado final do processo.

5. O PROCESSO S&OP DEVE TER UMA GESTÃO DE INDICADORES E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS

O principal indicador do processo S&OP é o MAPE (Mean Absolute Percentual Error), ou seja, o erro médio absoluto entre a previsão definida e a venda real. É esse indicador que vai mostrar se o processo é realmente efetivo ou não. Normalmente, processos efetivos de S&OP têm erros menores que 10%.

Contudo, é muito importante que as metas definidas pelo negócio também sejam cumpridas. Normalmente, são definidas métricas relativas a Custo de Produção, Custo de Distribuição, Produtividade, Nível de Serviço, Estoque de Produto Terminado, Semi Acabado e Materiais e Lucro.

O gerenciamento dessas métricas é importantíssimo e deve ser acompanhado pelas respectivas áreas responsáveis nas reuniões de rotina diárias, semanais e mensais. Os desvios devem ser analisados, suas causas devem ser identificadas, e contramedidas devem ser definidas e acompanhadas, sempre com o objetivo de atingir o volume de vendas e lucratividade previsto no plano estratégico da empresa.

Um processo de S&OP efetivo certamente vai contribuir para a estabilidade dos processos produtivos e logísticos e consequentemente gerar melhores resultados para a empresa. Espero que essas dicas sejam úteis e ajudem sua jornada lean para eliminar os desperdícios, reduzir o lead time do fluxo de valor e agregar mais valor aos clientes.

www.2blean.com.br

Walter Cruz
Consultor Sênior da 2BLEAN

Post Visualizações: 358
Post anterior
Como aumentar a produtividade no seu dia a dia com o lean?
Próximo post
Como eliminar a empilhadeira da área de produção?

Posts recentes

  • Transformação Lean: Como dar os primeiros passos na sua Empresa 08/05/2025
  • Como Eliminar Erros em Operações Manuais? 03/05/2025
  • Por que os Funcionários Faltam ao Trabalho? (Absenteísmo) 22/04/2025

Categorias

  • Administração (30)
  • Artigos (9)
  • Eventos (2)
  • Gestão (1)
  • Laboratório (3)
  • Lean Healthcare – Lean na saúde (1)
  • Liderança (7)
  • Live (3)
  • Livros (3)
  • Logística (12)
  • Notícias (11)
  • Planejamento (PCP) (8)
  • Produção (70)
  • Recursos Humanos (5)
  • Serviços (3)
  • Vendas (4)
e-Book gratuito

Preencha o formulário abaixo e faça o download do e-Book

    Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Personalizar" para fornecer um consentimento controlado. Para mais informações favor verificar a Política de Privacidade

    e Política de Cookies.

    PersonalizarAceitar Todos
    Manage consent

    Visão geral de privacidade

    Este site usa cookies para melhorar sua experiência enquanto você navega pelo site. Destes, os cookies categorizados conforme necessário são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados no seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de desativar esses cookies. Mas a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.

    Necessário
    Sempre ativado
    Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esses cookies garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site, de forma anônima.
    Funcional
    Os cookies funcionais ajudam a realizar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
    Desempenho
    Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a fornecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.
    Analítico
    Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre as métricas do número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.
    Propaganda
    Os cookies funcionais ajudam a realizar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
    Outros
    Outros cookies não categorizados são aqueles que estão sendo analisados e ainda não foram classificados em uma categoria.
    SALVAR E ACEITAR