+55 (11) 989877313
contato@2blean.com.br
  • Home
  • Quem Somos
  • Serviços
    • Treinamento
    • Consultoria
      • Logística Lean
      • Lean Manufacturing
      • Lean Office
      • Lean Healthcare
    • Execução
  • Artigos
  • E-books
  • Vídeos
  • Shop
    • Loja on-line
    • Minha conta
  • Contato
  • Português
    • Português
    • Español
Produto foi adicionado ao seu carrinho.
Área do Cliente
Entrar

Como saber o momento certo de pedir ajuda externa para resolver um problema?

Postado em 13/09/2023

Uma hora ou outra, sua empresa ou departamento precisará contratar um serviço de consultoria, mesmo que sua equipe seja extremamente competente, inteligente e autogerenciável. Uma visão externa dos seus processos pode contribuir significativamente, identificando questões que às vezes passam despercebidas devido à sua natureza rotineira.

No entanto, a pergunta que este artigo se propõe a responder é: quando é o momento certo para buscar ajuda externa na resolução de um problema? O momento certo é quando o problema existe, e é necessário acelerar sua solução. Isso é particularmente relevante quando se trata de problemas em áreas industriais, como o excesso de refugos. Nesses casos, quanto mais demoramos para resolver o problema, maior será o impacto negativo nas nossas operações.

Para ilustrar, considere o exemplo do refugo: se em uma linha de produção 20% das peças são descartadas, é crucial que sua equipe de excelência operacional resolva esse problema. Caso contrário, além do desperdício de matéria-prima, tempo de trabalho e recursos, você enfrentará custos significativos com descarte, bem como impactos ambientais.

Às vezes, entretanto, a equipe interna pode não identificar facilmente a causa do alto índice de refugos, mesmo usando as melhores ferramentas, como o mapeamento de fluxo de valor. Isso ocorre porque é muito mais complexo enxergar a agulha no palheiro quando nós também estamos no palheiro e precisamos lidar com múltiplos desafios ao mesmo tempo.

Então, enquanto a máquina produz refugo, o time comercial tem ficado saturado de tantas ligações de clientes reclamando que as caixas têm chegado danificadas, e a logística, além de cuidar do transporte dos materiais, tem enfrentado problemas de relacionamento com os motoristas das transportadoras que estão há horas (em alguns casos, a dias) aguardando carregamento ou descarregamento de carga.

Há uma complexidade na junção dos processos, e com a bagagem e experiência de consultorias, esses problemas podem ser resolvidos de forma muito mais otimizada. Pense que enquanto você está ali no meio do fogareiro na fábrica, os consultores já foram da brigada de emergência e até mesmo bombeiros de incêndios de grandes magnitudes. Pois acredite, se em sua indústria há problemas, em muitas outras que os consultores passaram, também os tinham, e eles resolveram. Por isso, estão aqui oferecendo ajuda novamente.

A hora certa para contratar uma consultoria é quando você precisa manter um certo nível de flexibilidade da equipe, ou seja, quando você precisa concluir projetos importantes e não pode assumir um compromisso de longo prazo com novas contratações de pessoal. Uma empresa de consultoria, com certeza, pode preencher essa lacuna com prazo determinado e alto valor agregado. Portanto, a melhor hora de contratar uma empresa de consultoria é quando se precisa de uma nova perspectiva. Não há nada mais poderoso do que um novo ponto de vista! E nós podemos e queremos te ajudar!

A 2BLean é uma empresa com consultores com mais de 20 anos de experiência profissional em melhoria de processos em grandes indústrias de renome. Tenho certeza de que você é consumidor(a) de algum produto deles. Eu te convido a sair deste artigo e ir direto à nossa página de clientes para compreender a qualidade do serviço que prestamos e avaliar, através dos próprios depoimentos de clientes, como a cultura lean transformou seus processos. Se você leu este artigo e compreende que esta pode ser a hora certa para contratar uma consultoria, te convido a preencher o formulário abaixo agora mesmo, que um de nossos especialistas irá te atender.

Bruno Alves
Consultor Lean

Post Visualizações: 105
Post anterior
Como melhorar a produtividade e o nível de serviço ao cliente em empresas com demanda sazonal?
Próximo post
Como otimizar a mão de obra no processo produtivo usando o trabalho padronizado?

Posts recentes

  • Transformação Lean: Como dar os primeiros passos na sua Empresa 08/05/2025
  • Como Eliminar Erros em Operações Manuais? 03/05/2025
  • Por que os Funcionários Faltam ao Trabalho? (Absenteísmo) 22/04/2025

Categorias

  • Administração (30)
  • Artigos (9)
  • Eventos (2)
  • Gestão (1)
  • Laboratório (3)
  • Lean Healthcare – Lean na saúde (1)
  • Liderança (7)
  • Live (3)
  • Livros (3)
  • Logística (12)
  • Notícias (11)
  • Planejamento (PCP) (8)
  • Produção (70)
  • Recursos Humanos (5)
  • Serviços (3)
  • Vendas (4)
e-Book gratuito

Preencha o formulário abaixo e faça o download do e-Book

    Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Personalizar" para fornecer um consentimento controlado. Para mais informações favor verificar a Política de Privacidade

    e Política de Cookies.

    PersonalizarAceitar Todos
    Manage consent

    Visão geral de privacidade

    Este site usa cookies para melhorar sua experiência enquanto você navega pelo site. Destes, os cookies categorizados conforme necessário são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados no seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de desativar esses cookies. Mas a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.

    Necessário
    Sempre ativado
    Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esses cookies garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site, de forma anônima.
    Funcional
    Os cookies funcionais ajudam a realizar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
    Desempenho
    Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a fornecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.
    Analítico
    Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre as métricas do número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.
    Propaganda
    Os cookies funcionais ajudam a realizar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
    Outros
    Outros cookies não categorizados são aqueles que estão sendo analisados e ainda não foram classificados em uma categoria.
    SALVAR E ACEITAR