Você tem muitos caminhões aguardando para descarregar na entrada da sua empresa? Você paga diária porque seus fornecedores não conseguem descarregar? Ou até mesmo carregar?
Esse é um dos maiores desperdícios na logística, a “espera”! É um dos sintomas cuja causa é a falta de planejamento e sincronismo entre a capacidade de recebimento e a programação da chegada dos caminhões.
Uma das ferramentas mais eficientes para atacar esse problema é o agendamento, uma ferramenta muito simples que permite sincronizar as entregas com a capacidade.
Algumas empresas já utilizam essa ferramenta, mas de maneira muito superficial, às vezes com pouca disciplina e com muita permissividade.
Para criar uma agenda eficiente, você deve seguir os seguintes passos:
1 – Calcule a capacidade de recebimento – meça o tempo de descarga de cada tipo de carga e estabeleça os padrões de tempo.
2 – Crie fluxo contínuo no recebimento – “mova uma faça uma”; coloque o recebimento em fluxo com a conferência e a guarda do material. Aqui talvez você tenha que fazer algumas melhorias para viabilizar este conceito.
3 – Crie uma agenda visual – para começar você pode ter uma agenda com Post-it onde você determina os horários e o tempo de cada descarga. Comunique aos fornecedores e crie um ANS (acordo de nível de serviço) com eles para que cheguem no horário e diga que você terá uma tolerância de 10 minutos para começar.
4 – Monitore e ajuste o trabalho – monitore o cumprimento da agenda de forma visual, através de um quadro, de forma que você possa anotar os problemas e aplicar uma análise de solução de problemas em cada caso.
Nas empresas que trabalhamos já conseguimos reduzir o tempo de recebimento de 8 horas para apenas 1 hora com a aplicação dos conceitos de fluxo contínuo no recebimento e com muita disciplina e trabalho em equipe!
Você pode começar sozinho, mas se precisar de ajuda, conte com nosso time de especialistas lean em logística. Entre em contato no nosso site: www.2blean.com.br
Alexandre Cardoso
Presidente da 2blean