É muito comum, nas atividades de consultoria, visitarmos clientes que, no primeiro contato, geralmente obtido via telefone ou email, nos informa sobre a necessidade de resolver um impasse ou mitigar uma complicação, mas assim que chegamos para realizar o diagnóstico e entender o ocorrido, na maioria dos casos pode-se observar um obstáculo diferente do relatado.
As principais causas encontradas que provocam esta necessidade são:
- Queda na receita: Este caso apresenta impacto direto na redução do lucro da empresa, conforme figura abaixo.
- Aumento dos custos: Este caso apresenta impacto em prejuízo para a empresa, conforme figura abaixo.
Como colocado no parágrafo anterior, muitos clientes se apresentam com certa carência quando o assunto é a resolução dos problemas. Tal situação leva à necessidade de manter ou elevar o atendimento ao padrão. Ou seja, no primeiro caso pode ser que ocorra um contratempo que vá impactar diretamente na falta do atendimento do padrão ou da meta definida. Sendo assim, coloca-se como necessária a elevação do padrão para que maiores e melhores resultados sejam atingidos.
Também neste momento precisamos entender o que ocorreu de diferente e em qual momento. Uma das técnicas utilizadas é denominada método KT (Kepner e Tregoe), ou técnicas racionais de processo. O objetivo desse modelo é identificar o problema, avaliar a situação e classificar por tempo e tipos de falhas, assim como está resumido na figura abaixo:
Um método que pode ser desdobrado na prática a partir do modelo acima seria colocar em prática os questionamentos apresentados abaixo, facilitando a análise e contribuindo para identificar e clarificar os problemas.
Além dos itens anteriores, uma técnica que contribui para entender melhor o problema e em qual parte do fluxo isso tem maior impacto é a de mapear o processo e enxergar as maiores perdas e desperdícios, conforme demonstrado na figura abaixo:
A adoção dos conhecimentos e técnicas acima vão ajudar a identificar o problema de uma forma clara e concisa. Estes passos ajudarão a ter uma visão mais completa do que está afetando o ambiente de trabalho e como isso se reflete na realidade, fazendo com que se tenha uma maior dimensão das possíveis consequências da não resolução dos contratempos. Este foi o primeiro passo para entender o problema; a próxima etapa será identificar as ferramentas e contramedidas para atuar na causa e, assim, eliminar a dor para que a meta possa ser atingida. Uma das vantagens da consultoria 2Blean é oferecer este serviço de diagnóstico gratuitamente, clarificando a identificação dos reais problemas na sua empresa, além de oferecer uma série de possíveis formas para trabalharmos juntos na mudança de patamar e de sua melhoria. Entre em contato conosco que estamos à disposição.
Por Adionil Jose Fumagali Junior
Consultor Sênior Lean
Referência: Quatro Tipos de Problema, Art Smalley, 2019