Veja os casos em que a cronoanálise pode auxiliar nas tomadas de decisões e na melhoria de seu processo:
- Qual é a capacidade produtiva?
- Quais são as dificuldades enfrentadas no programado x produzido?
- Qual é a eficiência de seu processo e de sua programação?
A cronoanálise é uma ferramenta avançada de manufatura que consiste no estudo de tempos e movimentos em um processo produtivo (linha de produção) ou atividade logística com o objetivo de otimizar processos, tornando-se indispensável nas indústrias, principalmente no balanceamento da linha de produção, na redução de custos e na cadeia logística.
O pai da administração, Frederick Taylor, dizia: “Para organizar uma coisa, tem de se medir”.
A cronoanálise utiliza o método científico; através da análise das operações e dos tempos utilizados para realizá-la, conseguimos determinar a capacidade produtiva através do tempo padrão.
Com isso, é possível identificar as oportunidades de melhorias em cada parte analisada, no processo produtivo ou no posto de trabalho, utilizando como base do estudo o cronômetro.
Caso você não utilize em seu processo essa ferramenta para gerar os dados, podemos afirmar que você possui uma grande oportunidade de melhoria e redução de custos, podendo atingir no mínimo 25% (veja um exemplo prático da aplicação no artigo “Aumentando a Produtividade Através do Lean”).
Atualmente, as empresas estão constatando que, além do tempo, o método (aqueles bem definidos de trabalho) é mais eficiente na realização das atividades, pois se trata de uma prática muito antiga, que teve origens na indústria automobilística.
Os métodos a que algumas empresas estão se atentando são:
- Tempo de execução das tarefas.
- Forma que estão sendo aplicados.
Utilizando as técnicas, conseguimos determinar o tempo padrão para execução de uma tarefa.
O tempo padrão é o tempo necessário para que uma pessoa, em ritmo normal, com qualificações e treinamento adequado, possa executar uma tarefa específica.
No estudo, estão inclusos o tempo gasto com paradas, o tempo para descanso devido à fadiga, as necessidades pessoais e as paradas inevitáveis, que compõem o tempo de trabalho do funcionário.
Os estudos de capacidade, eficiência e melhoria da programação têm a base fundamentada no tempo padrão.
A To Be Lean tem o objetivo de desenvolver métodos eficazes e mais simples de executar uma atividade, pois faz parte da nossa filosofia de valores o compromisso de oferecer o que há de melhor e mais eficiente para a sua empresa. Visite nosso site: www.2blean.com.br
José Carlos Menegaço