+55 (11) 989877313
contato@2blean.com.br
  • Home
  • Quem Somos
  • Serviços
    • Treinamento
    • Consultoria
      • Logística Lean
      • Lean Manufacturing
      • Lean Office
      • Lean Healthcare
    • Execução
    • Lean Six Sigma
  • Artigos
  • Vídeos
  • Livros
    • E-books
    • Minha conta
  • Contato
  • Português
    • Português
    • Español
Produto foi adicionado ao seu carrinho.
Área do Cliente
Entrar

Mito lean: o kaizen tem que ter 5 dias

Postado em 09/10/2024

Algumas organizações usam o Kaizen de 5 dias como uma ferramenta para promover mudanças, o que é louvável, mas isso apresenta um problema: depois que o evento acaba, as mudanças também acabam, e as pessoas ficam esperando por um novo Kaizen de 5 dias. É muito comum que as melhorias não perdurem no processo.

Vamos esclarecer alguns pontos aqui: Kaizen significa mudar para melhor todo dia, ou seja, fazer hoje melhor o que fizemos ontem. Isso deve fazer parte do hábito das pessoas, buscando melhorias sempre. Veja o artigo sobre hábitos: como tornar o lean um hábito para as pessoas.

Estudando um pouco da história da Toyota, é possível entender quais são os tipos de Kaizen que existem e seus objetivos. Segue uma pequena explanação dos tipos de Kaizen que existem na Toyota:

  1. Círculo de Kaizen: É um Kaizen realizado por uma equipe de operadores de um determinado processo que se reúnem periodicamente, geralmente por 1 hora por semana, durante um período de 6 meses, para resolver um problema definido pela alta administração, tendo conexão com o Hoshin. Entre seus objetivos estão estimular o trabalho em equipe, melhorar a moral da equipe e treinar os operadores a utilizarem ferramentas de análise (5Porquês, Ishikawa etc.). Ao final do ciclo de Kaizen, seja de 6 meses ou um ano, os trabalhos passam por uma avaliação de um comitê que premia os melhores projetos com reconhecimento e, às vezes, remuneração financeira.
  2. Kaizen Teian: Reconhecimento por ideias implementadas. Este tipo de Kaizen é realizado por uma ou duas pessoas e consiste em pequenas ideias de melhoria de processo que, após serem implementadas e os resultados serem confirmados, repercute em reconhecimento com algum brinde ou compensação financeira. Este tipo de Kaizen estimula a criatividade e a aplicação de pequenas melhorias que, com o tempo, se tornam grandes. Diferente do Círculo de Kaizen, aqui a aprovação de uma ideia é feita pelo supervisor e executada pela própria pessoa com o suporte da manutenção; é um processo rápido e eficiente.
  3. Jishuken: Atividade de 5 dias realizada com os gerentes para que aprendam que seu papel é apoiar as equipes na busca pela melhoria contínua. O tema é definido pela alta administração e promove uma transformação de alto impacto, sendo que as principais mudanças no processo ocorrem nesta semana de 5 dias. Esta semana é dividida entre conceitos lean, prática e execução, e no final, os participantes apresentam o trabalho para a alta administração. Acredito que este evento, Jishuken, acabou sendo adotado pelas empresas para implementar melhorias com velocidade. Embora ele cumpra esse propósito, muitas vezes deixa marcas de processos sem padronização e, frequentemente, a sensação de abandono por parte dos operadores.

Para nós, o Kaizen deve ser praticado todos os dias por todos, para que a melhoria contínua se torne um hábito, tornando a empresa mais competitiva. Acreditamos que o Kaizen engloba todas as ações que fazemos para melhorar um processo.

Por Alexandre Cardoso
CEO, 2blean

 

Post Visualizações: 79
Post anterior
Mitos sobre Lean: Lean é só para a produção (manufatura)!
Próximo post
Como eliminar o uso de paletes no abastecimento da fábrica?

Posts recentes

  • Por que é Importante Ir ao Gemba? 25/06/2025
  • Como Reduzir o Tempo de Recebimento: Doca Não é Área de Estoque! 23/06/2025
  • Como a Filosofia Lean Pode Revolucionar sua Área de Planejamento de Materiais? 16/06/2025

Categorias

  • Administração (30)
  • Artigos (9)
  • Eventos (2)
  • Gestão (1)
  • Laboratório (3)
  • Lean Healthcare – Lean na saúde (1)
  • Liderança (7)
  • Live (3)
  • Livros (3)
  • Logística (14)
  • Notícias (11)
  • Planejamento (PCP) (8)
  • Produção (71)
  • Recursos Humanos (5)
  • Serviços (3)
  • Vendas (4)
e-Book gratuito

Preencha o formulário abaixo e faça o download do e-Book

    Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Personalizar" para fornecer um consentimento controlado. Para mais informações favor verificar a Política de Privacidade

    e Política de Cookies.

    PersonalizarAceitar Todos
    Manage consent

    Visão geral de privacidade

    Este site usa cookies para melhorar sua experiência enquanto você navega pelo site. Destes, os cookies categorizados conforme necessário são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados no seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de desativar esses cookies. Mas a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.

    Necessário
    Sempre ativado
    Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esses cookies garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site, de forma anônima.
    Funcional
    Os cookies funcionais ajudam a realizar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
    Desempenho
    Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a fornecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.
    Analítico
    Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre as métricas do número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.
    Propaganda
    Os cookies funcionais ajudam a realizar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
    Outros
    Outros cookies não categorizados são aqueles que estão sendo analisados e ainda não foram classificados em uma categoria.
    SALVAR E ACEITAR