+55 (11) 989877313
contato@2blean.com.br
  • Home
  • Quem Somos
  • Serviços
    • Treinamento
    • Consultoria
      • Logística Lean
      • Lean Manufacturing
      • Lean Office
      • Lean Healthcare
    • Execução
    • Lean Six Sigma
  • Artigos
  • Vídeos
  • Livros
    • E-books
    • Minha conta
  • Contato
  • Português
    • Português
    • Español
Produto foi adicionado ao seu carrinho.
Área do Cliente
Entrar

Falhas analíticas em laboratórios: quais são as causas e como resolver?

Postado em 28/03/2023

Quantos de nós já tivemos problemas com falhas analíticas em laboratórios? Erros que precisam ser minuciosamente identificados para confirmar se a falha foi relacionada à operação do laboratório ou se estamos falando de falhas mais graves na produção?

O laboratório precisa trabalhar com elevado padrão de excelência, uma vez que é a última oportunidade que a empresa tem de impedir que o problema passe a ser um problema externo, envolvendo a imagem da empresa perante a mídia, perante o consumidor final e também perante os comerciantes. O impacto pode ser enorme, não é mesmo?

Pensando nisso, muitas técnicas para detecção de falhas são estudadas e aplicadas em todas as áreas industriais. Quando ocorre alguma falha, muitas empresas possuem densos formulários, com uma série de ferramentas investigativas e estatísticas para, em grande parte das vezes, chegar à mesma conclusão: a falha poderia ter sido evitada.

  • Poderia ter sido evitada se o analista estivesse atento?
  • Poderia ter sido evitada se essa ferramenta/vidraria estivesse identificada da forma correta?
  • Poderia ter sido evitada se os reagentes estivessem íntegros, sem contaminação e dentro da validade?

A resposta para isso tudo é que, na maioria das vezes, sim, a desatenção e desorganização estão entre os principais pontos que provocam falhas analíticas nos laboratórios. Mas afinal, qual é a origem da desatenção? Da desorganização? Como podemos melhorar?

Este artigo busca responder exatamente estes questionamentos.

Um estudo realizado para o IX Simpósio de Engenharia de Produção de Sergipe (Confiabilidade Humana: Uma Abordagem Atual do Erro Humano) nos evidencia que, para reduzir eventos indesejáveis como os ocasionados pela falta de atenção humana, “é necessário que equipamentos, operações e ambiente de trabalho sejam compatíveis com as capacidades físicas e cognitivas do homem e suas limitações”. Ou seja, precisamos facilitar a vida dos analistas. Um exemplo simples são os erros ocasionados por vidrarias com identificações danificadas; se não facilitarmos o processo para eles, consequentemente aumentaremos o estresse e as chances de falhas.

Figura 1: Exemplo de vidraria sem informações volumétricas

O artigo citado ainda menciona que o erro humano no trabalho é uma das maiores preocupações das empresas, devido ao grande número de perdas que ocasionam, como prejuízos materiais, financeiros e até mesmo a vida humana. De forma geral, há uma grande dificuldade em determinar as reais causas das falhas cometidas por analistas, que podem acontecer devido a distrações, perdas de atenção, lapsos de memória, dentre outras. É importante evidenciar que uma série de decisões, atitudes e comportamentos organizacionais criam condições para que a falha ocorra.

Segundo Kantowitz (1983), podemos listar 5 fatores principais que afetam o desempenho humano, sendo eles:

  • Fatores operacionais: tempo de operação.
  • Fatores relacionados ao projeto: leiaute do sistema.
  • Fatores relacionados à tarefa: complexidade e tarefas múltiplas.
  • Fatores pessoais: treinamento, experiência, motivação etc.
  • Fatores ambientais: temperatura, iluminação, umidade etc.

O que todos esses fatores possuem em comum?

Todos podem ser evitados se, no laboratório, houver nivelamento da produção e aplicação dos 5S.

Quer saber como aplicar essas técnicas e ferramentas?

Consulte um de nossos consultores.

www.2blean.com.br
Bruno Henrique Alves
Consultor 2Blean

Post Visualizações: 186
Post anterior
Como o leiaute do seu laboratório pode reduzir ou impactar negativamente suas entregas?
Próximo post
Como a filosofia lean pode ajudar a melhorar a experiência do cliente?

Posts recentes

  • Como Reduzir o Tempo de Recebimento: Doca Não é Área de Estoque! 23/06/2025
  • Como a Filosofia Lean Pode Revolucionar sua Área de Planejamento de Materiais? 16/06/2025
  • Transformação Lean: Como dar os primeiros passos na sua Empresa 08/05/2025

Categorias

  • Administração (30)
  • Artigos (9)
  • Eventos (2)
  • Gestão (1)
  • Laboratório (3)
  • Lean Healthcare – Lean na saúde (1)
  • Liderança (7)
  • Live (3)
  • Livros (3)
  • Logística (13)
  • Notícias (11)
  • Planejamento (PCP) (8)
  • Produção (71)
  • Recursos Humanos (5)
  • Serviços (3)
  • Vendas (4)
e-Book gratuito

Preencha o formulário abaixo e faça o download do e-Book

    Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Personalizar" para fornecer um consentimento controlado. Para mais informações favor verificar a Política de Privacidade

    e Política de Cookies.

    PersonalizarAceitar Todos
    Manage consent

    Visão geral de privacidade

    Este site usa cookies para melhorar sua experiência enquanto você navega pelo site. Destes, os cookies categorizados conforme necessário são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados no seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de desativar esses cookies. Mas a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.

    Necessário
    Sempre ativado
    Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esses cookies garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site, de forma anônima.
    Funcional
    Os cookies funcionais ajudam a realizar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
    Desempenho
    Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a fornecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.
    Analítico
    Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre as métricas do número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.
    Propaganda
    Os cookies funcionais ajudam a realizar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
    Outros
    Outros cookies não categorizados são aqueles que estão sendo analisados e ainda não foram classificados em uma categoria.
    SALVAR E ACEITAR