Quantos de nós já tivemos problemas com falhas analíticas em laboratórios? Erros que precisam ser minuciosamente identificados para confirmar se a falha foi relacionada à operação do laboratório ou se estamos falando de falhas mais graves na produção?
O laboratório precisa trabalhar com elevado padrão de excelência, uma vez que é a última oportunidade que a empresa tem de impedir que o problema passe a ser um problema externo, envolvendo a imagem da empresa perante a mídia, perante o consumidor final e também perante os comerciantes. O impacto pode ser enorme, não é mesmo?
Pensando nisso, muitas técnicas para detecção de falhas são estudadas e aplicadas em todas as áreas industriais. Quando ocorre alguma falha, muitas empresas possuem densos formulários, com uma série de ferramentas investigativas e estatísticas para, em grande parte das vezes, chegar à mesma conclusão: a falha poderia ter sido evitada.
- Poderia ter sido evitada se o analista estivesse atento?
- Poderia ter sido evitada se essa ferramenta/vidraria estivesse identificada da forma correta?
- Poderia ter sido evitada se os reagentes estivessem íntegros, sem contaminação e dentro da validade?
A resposta para isso tudo é que, na maioria das vezes, sim, a desatenção e desorganização estão entre os principais pontos que provocam falhas analíticas nos laboratórios. Mas afinal, qual é a origem da desatenção? Da desorganização? Como podemos melhorar?
Este artigo busca responder exatamente estes questionamentos.
Um estudo realizado para o IX Simpósio de Engenharia de Produção de Sergipe (Confiabilidade Humana: Uma Abordagem Atual do Erro Humano) nos evidencia que, para reduzir eventos indesejáveis como os ocasionados pela falta de atenção humana, “é necessário que equipamentos, operações e ambiente de trabalho sejam compatíveis com as capacidades físicas e cognitivas do homem e suas limitações”. Ou seja, precisamos facilitar a vida dos analistas. Um exemplo simples são os erros ocasionados por vidrarias com identificações danificadas; se não facilitarmos o processo para eles, consequentemente aumentaremos o estresse e as chances de falhas.
Figura 1: Exemplo de vidraria sem informações volumétricas
O artigo citado ainda menciona que o erro humano no trabalho é uma das maiores preocupações das empresas, devido ao grande número de perdas que ocasionam, como prejuízos materiais, financeiros e até mesmo a vida humana. De forma geral, há uma grande dificuldade em determinar as reais causas das falhas cometidas por analistas, que podem acontecer devido a distrações, perdas de atenção, lapsos de memória, dentre outras. É importante evidenciar que uma série de decisões, atitudes e comportamentos organizacionais criam condições para que a falha ocorra.
Segundo Kantowitz (1983), podemos listar 5 fatores principais que afetam o desempenho humano, sendo eles:
- Fatores operacionais: tempo de operação.
- Fatores relacionados ao projeto: leiaute do sistema.
- Fatores relacionados à tarefa: complexidade e tarefas múltiplas.
- Fatores pessoais: treinamento, experiência, motivação etc.
- Fatores ambientais: temperatura, iluminação, umidade etc.
O que todos esses fatores possuem em comum?
Todos podem ser evitados se, no laboratório, houver nivelamento da produção e aplicação dos 5S.
Quer saber como aplicar essas técnicas e ferramentas?
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Bruno Henrique Alves
Consultor 2Blean