Artigos

Consultoria em gestão lean para empresas industriais e de serviços

Uma transformação lean na logística de entrega

Artigos
0

Nas melhores lembranças da sua infância, você provavelmente consegue se recordar de uma mesa cheia de coisas gostosas da vovó ou de um café da manhã com a família. Em meio a essas memórias, diversos produtos marcavam presença nas mesas, trazendo uma sensação saudosista inexplicável.

5 passos para reduzir os estoques na indústria de cosméticos

Produção
2 Comentários

A indústria de cosméticos sofre com os estoques elevados, o que compromete o fluxo de caixa da empresa. Levando em conta que o estoque está em toda a cadeia de suprimentos, o potencial de aplicação dos conceitos lean nas empresas de cosméticos é encorajador, com a redução de estoque podendo chegar a 50%. Veja alguns resultados atingidos em grandes empresas de cosméticos no Brasil com a aplicação do lean.

Como implementar o Sistema Puxado?

Planejamento (PCP)

“Um modelo de planejamento baseado na reposição de estoques que conecta todas as fases do processo e no qual a produção só inicia quando a demanda ocorre de fato. O cliente emite o pedido, e a partir desse sinal, cada processo ‘puxa’ as unidades de um estoque mínimo necessário (supermercado), que garante o nível de serviço desejado pelo processo cliente. O processo fornecedor é responsável por repor a quantidade solicitada dentro da frequência estabelecida”.

Quais os benefícios de usar o Sistema Puxado?

Planejamento (PCP)

Dando sequência à nossa série de artigos sobre Sistema Puxado (se você não leu o anterior, veja o link: Por que as empresas não aplicam o Sistema Puxado?). vamos explicar, neste artigo, as principais diferenças entre o Sistema Puxado e o Sistema Empurrado.

Otimizando a entrega na última milha com a Logística Lean Digital

Logística

Um dos grandes desafios das empresas de varejo no Brasil é a entrega na última milha, muitas enfrentam dificuldades com seu transportador ou entregador que faz a entrega para o cliente, muitas vezes as entregas não chegam no prazo prometido e muitas vezes não localizam o cliente final.
Este caso é sobre uma operadora logística, a Lean Express, que atua em Vitória da Conquista, uma pequena empresa cujo propósito é ser eficiente na entrega e oferecer um nível de serviço superior para a região, e para isso decidiu aplicar o lean nas suas operações antes mesmo de começar a entregar para seus clientes finais.

Menu