Artigos

Consultoria em gestão lean para empresas industriais e de serviços

Mitos sobre Lean: Desvendando a Verdade por Trás do Estoque Zero

Produção

O Lean Manufacturing, filosofia de gestão focada na otimização de processos e na eliminação de desperdícios, é frequentemente mal interpretado. Um dos mitos mais comuns é que Lean significa estoque zero. Neste artigo, vamos desvendar essa crença errônea e explorar a verdadeira relação entre Lean e a gestão de estoque.

Você sabe quais são os desperdícios do fluxo de informação?

Produção

Você sabe quais são os desperdícios no fluxo de informação? Em qualquer organização, a eficiência do fluxo de informação desempenha um papel crucial no sucesso operacional. Assim como no processo de fabricação, onde o conceito dos 7 desperdícios foi introduzido pela primeira vez através do Sistema Toyota de Produção, pelo lendário Taiichi Ohno, no contexto do fluxo de informação, também podemos identificar os desperdícios que prejudicam a produtividade e a eficácia organizacional nos processos administrativos.

Sua equipe está com dificuldades nos processos das áreas administrativas?

Administração

Um dos maiores questionamentos que recebo em nossa consultoria diária está relacionado à aplicação do Lean Office nos processos administrativos. Apesar de ser amplamente divulgado que o Lean pode ser aplicado em qualquer tipo de processo, ainda existe insegurança sobre sua real aplicação, que muitas vezes acaba ficando em segundo plano. Esse foi o motivador para escrever este artigo.

Otimização do estoque de materiais de manutenção: redução de custos e aumento da produtividade

Produção

Durante as mudanças e melhorias realizadas em um site do segmento agro de separação de sementes de milho, foi identificado, na análise desse processo e no mapeamento do fluxo de valor, atrasos no atendimento programado de manutenção, impactando a produção, além de uma grande quantidade de itens na área de manutenção. Com isso, foi planejado um trabalho para revisar todo o processo de manutenção deste site.

Minimizando desperdícios: como defeitos e erros nos processos administrativos afetam o lead time e a produtividade?

Administração

Entre os sete desperdícios, neste artigo discorrerei sobre o desperdício de defeito (e correção), que detalhando melhor, seria receber e gerar informação incompleta ou faltante, bem como a ausência de equipamentos. Para processos médicos, os erros incluem o atendimento equivocado aos pacientes, execução inadequada dos procedimentos ou faturamento incorreto.