No agronegócio, a produção de sementes enfrenta o desafio de alinhar sua capacidade fabril com a velocidade da colheita no campo, o que é bastante complexo, uma vez que a colheita está se tornando cada vez mais eficiente e rápida. Como podemos lidar com essa dificuldade sem grandes investimentos?
Como o perfeccionismo prejudica a implementação de quadro para GD?
Não é de hoje que o gerenciamento diário é tema recorrente em diversos artigos aqui na 2BLean. Isso se deve ao fato de que, cada vez mais, observamos que gerenciar a rotina ainda é um desafio para muitas empresas, especialmente aquelas de pequeno e médio porte.
Como aumentar a produtividade de uma fábrica do setor agro acima de 30%? Neste caso prático conseguimos melhorar em 34% de aumento de produtividade sem investimentos
O caso aqui narrado ocorreu em uma unidade dedicada à seleção e classificação de sementes de milho para uso agrícola. O desafio enfrentado pela equipe local envolvia a necessidade recorrente de realizar horas extras durante a safra, devido à limitação da capacidade produtiva da torre de separação.
O Excesso de Produção como a Principal Fonte de Desperdício – Entenda o Motivo
De acordo com Womack, “a maior fonte de desperdícios é o excesso de produção”.
O excesso de produção ocorre quando um item é produzido em quantidade superior à necessária. Isso frequentemente acontece porque muitas empresas estabelecem metas de produção que nem sempre estão alinhadas com os volumes reais de vendas, resultando em custos adicionais. Estamos, essencialmente, produzindo mais do que o cliente está disposto a adquirir.
Como aumentar a produtividade no setor de pesagem de matéria prima
Durante a minha experiência nas indústrias alimentícia, de cosméticos e farmacêutica, pude observar que um dos pontos críticos em comum é a dificuldade que o setor de pesagem enfrenta para atender às diversas necessidades da produção, resultando em muitas paradas nos processos subsequentes devido à falta de material pesado.
Aprenda a enxergar os desperdícios na sua empresa
O Mapeamento do Fluxo de Valor (MFV) é uma ferramenta valiosa que ajuda as empresas a identificarem desperdícios em seus processos. Ele direciona melhorias no fluxo, proporcionando um impulso significativo no desempenho e evitando a dispersão em melhorias pontuais, muitas das quais têm resultados limitados e pouca sustentabilidade ao longo do tempo.
Como ganhar capacidade na produção de sementes no agronegócio?
O agronegócio no Brasil é considerado um dos setores mais produtivos do mundo. De acordo com o IPEA, houve um crescimento de 400% na produtividade ao longo de 45 anos (de 1975 a 2020). No entanto, ainda há oportunidades de melhoria, apesar desses resultados impressionantes.
Quer reduzir o tempo de setup na sua produção?
É muito comum que empresas no segmento de manufatura enfrentem problemas de falta de capacidade produtiva ou baixa flexibilidade. A ferramenta adequada para abordar essa questão é a metodologia denominada “setup rápido”, ou SMED (Single Minute Exchange of Die), que se traduz como “troca rápida de ferramenta”.