+55 (11) 989877313
contato@2blean.com.br
  • Home
  • Quem Somos
  • Serviços
    • Treinamento
    • Consultoria
      • Logística Lean
      • Lean Manufacturing
      • Lean Office
      • Lean Healthcare
    • Execução
    • Lean Six Sigma
  • Artigos
  • Vídeos
  • Livros
    • E-books
    • Minha conta
  • Contato
  • Português
    • Português
    • Español
Produto foi adicionado ao seu carrinho.
Área do Cliente
Entrar

Otimização do estoque de materiais de manutenção: redução de custos e aumento da produtividade

Postado em 30/05/2024

O que ocorria

Durante as mudanças e melhorias realizadas em um site do segmento agro de separação de sementes de milho, foi identificado, na análise desse processo e no mapeamento do fluxo de valor, atrasos no atendimento programado de manutenção, impactando a produção, além de uma grande quantidade de itens na área de manutenção. Com isso, foi planejado um trabalho para revisar todo o processo de manutenção deste site.

Problema encontrado

Durante as investigações, encontraram-se problemas de identificação e organização dos materiais, além de variação na quantidade de materiais armazenados utilizados. Além disso, o processo de solicitação e registro de manutenção não era claro e organizado, dificultando o planejamento da manutenção programada e o atendimento a quebras que impactavam na parada do fluxo produtivo.

Solução adotada

A primeira ação realizada foi o mapeamento do processo de manutenção, adotando a metodologia de mapeamento do fluxo de valor para processos administrativos. Com isso, o processo desde a solicitação da manutenção até a solução do problema foi clarificado e simplificado. Segue um exemplo abaixo:

Em seguida, foram criados quadros para facilitar o acompanhamento dos atendimentos à fábrica, concebido um processo específico para manutenções corretivas e preventivas, e colocados indicadores para facilitar o acompanhamento da evolução e melhoria deste processo.

O próximo passo foi a revisão dos itens armazenados que atendiam o processo de manutenção. Foi criado um time de trabalho e identificados os itens de alto volume, baixo volume e esporádicos em relação ao consumo. Para cada um destes grupos e de acordo com a criticidade e tempo de reposição, foram recalculadas as quantidades de cada item adequadas para atender com segurança à produção. Nesta avaliação foram encontrados muitos itens obsoletos, danificados e também outros com excesso de material. Assim, foi realizado um plano para venda ou consumo, e obteve-se o nível adequado de materiais.

As etapas anteriores auxiliaram e apoiaram a padronização de itens e o descarte de materiais obsoletos/danificados. Com isso, foi revisada a organização e identificação dos materiais de acordo com este novo método. O custo total encontrado de materiais de manutenção inicialmente era de R$ 1.700.000,00.

Resultados obtidos

O primeiro grande resultado encontrado foi o melhor atendimento à produção. Com isso, ficou claro para toda a empresa o modelo de atendimento para manutenção corretiva e preventiva, impactando no aumento da disponibilidade do site. O segundo grande resultado foi com a revisão dos itens armazenados e disponibilizados para manutenção de acordo com a criticidade e volume adequado para atendimento ao processo produtivo. Esta revisão reduziu o valor de materiais de manutenção para R$ 950.000,00, ou seja, uma redução de 44% no valor de materiais armazenados, e agora redimensionados e adequados à necessidade de atendimento aos processos produtivos.

Se você se identifica com este caso relatado, entre em contato e conte com a ajuda de nossos consultores para obter um impacto significativo no processo de atendimento da manutenção à fábrica e redução do valor dos itens armazenados para atendimento à manutenção.

Por Adionil Jose Fumagali Junior
Consultor Sênior Lean

Post Visualizações: 52
Post anterior
Minimizando desperdícios: como defeitos e erros nos processos administrativos afetam o lead time e a produtividade?
Próximo post
Desafios do excesso de informação: como gerenciar eficientemente o estoque de dados

Posts recentes

  • Transformação Lean: Como dar os primeiros passos na sua Empresa 08/05/2025
  • Como Eliminar Erros em Operações Manuais? 03/05/2025
  • Por que os Funcionários Faltam ao Trabalho? (Absenteísmo) 22/04/2025

Categorias

  • Administração (30)
  • Artigos (9)
  • Eventos (2)
  • Gestão (1)
  • Laboratório (3)
  • Lean Healthcare – Lean na saúde (1)
  • Liderança (7)
  • Live (3)
  • Livros (3)
  • Logística (12)
  • Notícias (11)
  • Planejamento (PCP) (8)
  • Produção (70)
  • Recursos Humanos (5)
  • Serviços (3)
  • Vendas (4)
e-Book gratuito

Preencha o formulário abaixo e faça o download do e-Book

    Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Personalizar" para fornecer um consentimento controlado. Para mais informações favor verificar a Política de Privacidade

    e Política de Cookies.

    PersonalizarAceitar Todos
    Manage consent

    Visão geral de privacidade

    Este site usa cookies para melhorar sua experiência enquanto você navega pelo site. Destes, os cookies categorizados conforme necessário são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados no seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de desativar esses cookies. Mas a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.

    Necessário
    Sempre ativado
    Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esses cookies garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site, de forma anônima.
    Funcional
    Os cookies funcionais ajudam a realizar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
    Desempenho
    Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a fornecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.
    Analítico
    Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre as métricas do número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.
    Propaganda
    Os cookies funcionais ajudam a realizar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
    Outros
    Outros cookies não categorizados são aqueles que estão sendo analisados e ainda não foram classificados em uma categoria.
    SALVAR E ACEITAR