O primeiro passo para implementar a Gestão Lean é obter resultados significativos em um processo específico, e para tal é necessário que se defina qual problema a empresa está enfrentando no momento, baixa produtividade, entrega com atraso, excesso de estoques, queda nas vendas?
Para se constatar um problema é necessário que haja dados que comprovem o mesmo, como volume de vendas nos últimos meses, volume de produção por empregado, tempo de atraso na entrega, entre outros.
Uma vez definido o problema, devemos identificar qual o processo que afeta este problema, o processo de produção, de vendas, entrega de produtos ou de compras, em todos os casos devemos definir qual o começo é o fim deste processo que deve levar em consideração o fluxo de material e de informação.
Alguns processos são abrangentes e muitas vezes não é possível selecionar um piloto para começar a transformação, nestes casos temos que considerar o todo e não apenas um piloto.
Uma vez definido o processo, precisamos definir o escopo, ou seja onde começa e onde termina o processo, que para o processo de vendas pode ser desde a colocação do pedido pelo cliente até a entrega do produto, ou desde a elaboração da estratégia de marketing até a entrega do produto ao cliente. E no caso do processo de produção pode ser desde a colocação do pedido de matéria prima, passando pela produção até a entrega ao cliente. O escopo também se refere ao nível de detalhe que iremos mapear o processo, recomendamos que utilizemos o nível de atividade do processo, e não no nível de tarefa, o nível de atividade permite enxergar os desperdícios que existem nos processos.
Para mapear o processo recomendamos utilizar o Mapeamento do Fluxo de Valor, que está muito bem explicado no manual “Aprendendo a Enxergar”de John Shook e Mike Rother do Lean Institute Brasil, é uma técnica que utilizamos para mapear o fluxo de material e de informação, e deve ser feito pelas pessoas que estão envolvidas no processo, pois desta forma refletirá a realidade do que está acontecendo no dia a dia.
Veja abaixo um exemplo de mapa de fluxo de valor, onde temos um Lead time de 30 dias e 35 minutos de tempo de agregação de valor, ou seja temos uma quantidade excessiva de estoque que pode ser reduzido. Esta é uma forma de diagnosticar um processo em uma empresa, e nos dá 2blean podemos ajudar a sua empresa a iniciar a jornada, fazemos um diagnóstico gratuito e elaboramos um plano de implementação, consulte nos!
Alexandre Cardoso/julho 2016