Para reduzir o excesso de estoque de matéria prima uma das contramedidas mais comuns é a implementação do sistema puxado, e para dimensionar o estoque de matéria prima de um fornecedor que abastece sua empresa é necessário que você identifique qual é a sua demanda média diária de consumo do item selecionado, e qual seu comportamento dentro de um determinado período, por exemplo dentro de um mês. Este comportamento é utilizado para determinar qual é a variação da demanda de consumo, que será utilizado no dimensionamento do supermercado.
De posse da demanda média diária de um determinado item, você pode calcular o primeiro fator do supermercado, o estoque de ciclo, que é a parte do estoque responsável por atender o consumo médio normal, que é calculado multiplicando se o consumo médio pela requência de entrega do fornecedor (consumo médio x frequência de entrega), por exemplo se o fornecedor entrega todo o dia você tem que ter um dia de estoque de ciclo, se ele entrega uma vez por semana você tem que ter uma semana de consumo médio.
Exemplo: 50 (consumo médio diário) x 5 dias = 250
O segundo componente é o estoque pulmão, que serve para proteger sua empresa das variações de consumo do seu processo, neste caso você deve utilizar o desvio padrão, que pode ser obtido utilizando o Excel, normalmente se utiliza 2 desvios padrão como estoque pulmão.
Exemplo: 2 desvios padrão = 60
O terceiro componente é o estoque de segurança, que é uma quantidade de peças que te protege do seu fornecedor, quanto mais confiável menor é o estoque de segurança, que é determinado a partir de um percentual da soma do estoque de ciclo com o estoque pulmão, que pode variar de 5 a 15 por cento do valor total.
Exemplo: 250+60 = 310 * 10% = 31
Com estes valores em mãos vc tem o estoque total que é a soma dos três estoques, ciclo, pulmão e segurança. Exemplo: 250+60+31 = 341
Caso você tenha dúvidas de como fazer pode adquirir o manual Sistema Puxado Nivelado do Lean Institute Brasil www.lean.org.br.
Para sinalizar a necessidade de reposição você pode utilizar um cartão kanban para cada embalagem, e pode colocar um quadro onde estes cartões são colocados após o consumo para sinalizar que o produto foi consumido, conforme figura abaixo. O ponto de pedido varia de acordo com a sistemática, em alguns casos se a entrega é diária, ao final do dia a pessoa de logística verifica quantos cartões foram consumidos e pede para o fornecedor.
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Alexandre Cardoso