+55 (11) 989877313
contato@2blean.com.br
  • Home
  • Quem Somos
  • Serviços
    • Treinamento
    • Consultoria
      • Logística Lean
      • Lean Manufacturing
      • Lean Office
      • Lean Healthcare
    • Execução
  • Artigos
  • E-books
  • Vídeos
  • Shop
    • Loja on-line
    • Minha conta
  • Contato
  • Português
    • Português
    • Español
Produto foi adicionado ao seu carrinho.
Área do Cliente
Entrar

O que é Lean, e quais são os seus benefícios?

Postado em 07/09/2015

O que é Lean? Quais os resultados que podemos atingir aplicando lean?

Lean, também conhecido como gestão enxuta, é uma maneira de pensar que permite fazer mais com menos, ou seja entregar mais valor ao cliente com menos recursos. Entre os princípios da gestão Lean estão: gerar valor para o cliente, criar fluxo contínuo nos processos, produzir a partir da demanda do cliente, fazer qualidade na fonte e respeito pelas pessoas.

Porque um empresário deve buscar aplicar a gestão lean no seu dia a dia?

Pelos resultados, não devemos aplicar estes conceitos porque as grandes empresas estão aplicando, mas sim pelos resultados!

Os resultados que podem ser alcançados são: aumento de produtividade de 20 a 30%, redução de estoques de 40 a 50%, melhoria no índice de entrega de 20 a 30%, aumento dos lucros em torno de 30 a 40%, melhoria nos índices de qualidade de até 40% e satisfação dos funcionário de 30 a 40%, estes números são baseados em mais de 20 anos de experiência prática que vivenciei pessoalmente.

Mas a gestão Lean não se aplica somente ao ambiente fabril, ela pode ser aplicada também em serviços, onde não há um produto físico envolvido, mas sim uma entrega de um serviço, tal como atendimento médico, restaurantes, assistência técnica, tecnologia da informação (TI), hotéis, supermercados, entre outros.

Para iniciar o processo de implementação da gestão enxuta é necessário entender o que agrega valor do ponto de vista do cliente final, em alguns casos as empresas pressupõe que sabem o que o cliente quer, tive uma experiência onde uma concessionária de veículos acreditava que o cliente gostava de deixar o carro de manhã na oficina, pegar um táxi para o trabalho e depois pegar o carro ao final do dia, mas ao aplicar uma pesquisa percebeu que, o que o cliente queria era que o carro ficasse pronto o mais rápido possível, esta percepção fez com que a empresa mudasse todos os seus processos internos para atender a demanda do cliente, reduzindo o tempo total do serviço de 8 horas para 40 minutos.

Na produção não é diferente, uma empresa pensava que o cliente adorava a embalagem na qual era envolvido o produto, mas ao fazer algumas perguntas ao cliente, percebeu que a embalagem atrapalhava o cliente, que era obrigado a desembalar o produto é jogar fora a embalagem. Neste caso a empresa conseguiu eliminar a embalagem e obteve uma redução de custo significativa da embalagem e da mão de obra, além de uma maior satisfação do cliente.

E você, já se perguntou o que agrega valor ao seu cliente? Qual problema você está enfrentando hoje? Falta de fluxo de caixa, baixa lucratividade, queda nas vendas, grande quantidade de estoque? A 2Blean pode te ajudar a aplicar Lean em seus processos para melhorar seus resultados!

Alexandre Cardoso 
Fevereiro – 2016

Post Visualizações: 2.426
Próximo post
Método 4Ms: Como Alcançar a Estabilidade Básica

Posts recentes

  • Transformação Lean: Como dar os primeiros passos na sua Empresa 08/05/2025
  • Como Eliminar Erros em Operações Manuais? 03/05/2025
  • Por que os Funcionários Faltam ao Trabalho? (Absenteísmo) 22/04/2025

Categorias

  • Administração (30)
  • Artigos (9)
  • Eventos (2)
  • Gestão (1)
  • Laboratório (3)
  • Lean Healthcare – Lean na saúde (1)
  • Liderança (7)
  • Live (3)
  • Livros (3)
  • Logística (12)
  • Notícias (11)
  • Planejamento (PCP) (8)
  • Produção (70)
  • Recursos Humanos (5)
  • Serviços (3)
  • Vendas (4)
e-Book gratuito

Preencha o formulário abaixo e faça o download do e-Book

    Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Personalizar" para fornecer um consentimento controlado. Para mais informações favor verificar a Política de Privacidade

    e Política de Cookies.

    PersonalizarAceitar Todos
    Manage consent

    Visão geral de privacidade

    Este site usa cookies para melhorar sua experiência enquanto você navega pelo site. Destes, os cookies categorizados conforme necessário são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados no seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de desativar esses cookies. Mas a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.

    Necessário
    Sempre ativado
    Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esses cookies garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site, de forma anônima.
    Funcional
    Os cookies funcionais ajudam a realizar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
    Desempenho
    Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a fornecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.
    Analítico
    Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre as métricas do número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.
    Propaganda
    Os cookies funcionais ajudam a realizar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
    Outros
    Outros cookies não categorizados são aqueles que estão sendo analisados e ainda não foram classificados em uma categoria.
    SALVAR E ACEITAR