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Como está a ocupação dos veículos em seu processo logístico?

Postado em 19/06/2023

Os processos logísticos vêm ganhando muita importância nos últimos anos, e um detalhe que chama atenção é que os custos de transporte representam, em média, cerca de 50% dos custos de distribuição. Baseado nessa informação, venho observando nas minhas visitas aos Centros de Distribuição que a ocupação dos veículos raramente é acompanhada, e com frequência muitos veículos saem com ociosidade volumétrica ou tonelagem muito baixa.

Para quem tem dificuldades parecidas com esta, vou apresentar neste artigo algumas técnicas que podem ser incorporadas ao processo de distribuição para garantir melhores resultados na ocupação dos veículos, tanto do lado do transporte de insumos para a fábrica como do lado do transporte de produto acabado para os clientes.

Os benefícios esperados são: maior número de pallets por veículo, menor número de docas utilizadas e menor congestionamento de veículos nos armazéns / Centros de Distribuição, e consequentemente, menor custo!

  1. Melhorar a concepção das embalagens com o objetivo de otimizar a ocupação

Este é um ponto que deve ser levado em conta no início da criação do produto! Normalmente, as embalagens são desenvolvidas para atender às necessidades de marketing e, muitas vezes, acarretam um custo de distribuição muito alto, porque a configuração das embalagens não é realizada com o objetivo de otimizar o transporte, e geram espaços vazios dentro das embalagens, pallets mal aproveitados (tanto nas camadas como na altura do pallet).

  1. Utilizar o conceito de Milk Run

O objetivo do Milk Run é estabelecer rotas padronizadas que passam por vários fornecedores/clientes com o objetivo de otimizar a carga quando a frequência de entrega é reduzida, quando não há demanda suficiente para encher um veículo, e também para eliminar o transporte vazio (volta vazio).

  1. Fluxo de insumos e produtos acabados usando o conceito de Hub

A criação do “Hub“, local onde temporariamente se estoca algumas mercadorias provenientes de vários fornecedores, para serem entregues a vários clientes de uma determinada região, é aplicada quando não existem possibilidades suficientes na região para que o Milk Run seja estabelecido. Um Hub só pode funcionar se a sinergia de combinar volumes compensar a complexidade adicional de ter uma etapa extra. O hub pode ser estrategicamente posicionado para receber insumos e transporte de produtos para clientes.

  1. Utilização do conceito Cross Docking

O Cross Docking é uma solução logística onde os produtos de fornecedores/fabricantes são descarregados, classificados, recarregados e transportados diretamente para os clientes em um ponto estratégico, normalmente sem serem armazenados. Neste caso, deve haver uma sincronia entre a entrada e saída dos produtos para minimizar o tempo de permanência do produto no terminal.

Para um bom funcionamento do Cross Docking, as informações fornecidas aos fornecedores devem ser oportunas e precisas. Os fornecedores devem entregar dentro de janelas de tempo definidas. Deve haver uma colaboração entre fornecedores e parceiros de distribuição. Portanto, definir o projeto correto do Cross Docking (equipamento e organização) é essencial para maximizar a velocidade e a taxa de transferência.

Alguns benefícios do Cross Docking:

  • Reduz o manuseio de materiais e as atividades de picking.
  • Reduz a necessidade de armazenar produtos em pontos estratégicos como “Hubs“.
  • Reduz o tamanho e o investimento necessários para o armazém.
  • Os custos de transporte são reduzidos devido à carga plena e mixada.
  • Os produtos são movidos rapidamente através de uma doca cruzada e o tempo de espera é significativamente reduzido.

Concluindo, a escolha da melhor solução deve estar ligada a uma análise detalhada da situação atual. Recomenda-se fazer um mapeamento do processo de distribuição, analisar detalhadamente cada oportunidade observada, identificando as causas raiz e, por fim, escolher aquela alternativa mais apropriada, com a entrega do melhor custo-benefício.

Se na sua empresa você tem situações semelhantes a estas, que tal realizar um mapeamento de seu Fluxo de Distribuição e aplicar algumas destas técnicas acima e ganhar vantagem competitiva sobre seus concorrentes?

www.2blean.com.br

Walter Cruz
Consultor 2blean

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