Em muitos lugares a estratégia é definida por um seleto grupo de líderes e muitas vezes, o resultado se resume a dezenas de páginas e ações distribuídas entre algumas lideranças e departamentos. Mas como fica o desdobramento das estratégias definidas por toda a organização? Em muitos casos acabam ficando pelo meio do caminho, engavetadas, ou arquivadas em alguma pasta da rede com o título de estratégia.
Quais os principais problemas decorrentes das falhas no desdobramento da estratégia? Abaixo, seguem alguns potenciais problemas e/ ou consequências que podem ocorrer:
- Falta de alinhamento entre as diversas camadas da organização: Os integrantes da organização podem apresentar dificuldade no entendimento de como suas atividades se inter-relacionam ou se conectam com os objetivos estratégicos da empresa. Tal desalinhamento pode incorrer em conflitos internos e ineficiência entre as equipes ou departamentos.
- Ausência de clareza nos papéis e responsabilidades: Não ter um desdobramento claro e eficaz da estratégia pode complicar a definição ou atribuição de responsabilidades e atividades específica, o que pode impactar o planejamento e os resultados das metas estabelecidas.
- Comunicação ineficaz: Falhas na comunicação das estratégias junto aos colaboradores, tem como consequência o desalinhamento e/ou o não comprometimento com os objetivos estratégicos da organização. O impacto é a incompreensão dos funcionários de como suas atividades diárias contribuem para o sucesso geral dos negócios da empresa.
- Falta de foco em buscar a melhoria contínua: O cenário atual dos negócios está cada vez mais conturbado e em constante mudança. Sem um desdobramento eficaz da estratégia e gestão eficiente dos indicadores de performance, que permita avaliar se as ações em curso indicam que estão no caminho certo ou se há necessidade de rever ou adaptar-se a um novo cenário, a empresa pode ficar estagnada em um caminho que pode ter ficado obsoleto, levando a perda de oportunidades ou incapacidade de enfrentar novas ameaças.
- Desmotivação dos funcionários: A desconexão da estratégica junto aos funcionários, podem gerar desmotivação por conta da percepção de que seu trabalho não é valorizado, tendo como consequência impactos na eficiência e na produtividade.
Na Metodologia Lean, o desenvolvimento da estratégia se dá através do processo de Hoshin Kanri que significa “Norte Verdadeiro das empresas”. Em sua essência está a definição de objetivos e indicadores estratégicos. No entanto, para mitigar os problemas ou consequências, descritos acima, a grande sacada está no desdobramento da estratégia, ou seja como fazer com que todos os níveis da organização tenha, não só conhecimento dos objetivos estratégicos, mas principalmente, se comprometam com eles no cotidiano de suas atividades. Além disso, é importante:
- Ter clareza ao estabelecer um plano de ação: Defina um plano de ação que esteja totalmente alinhado com a estratégia e faça o desdobramento em metas, tarefas específicas, com os responsáveis e datas de início e de conclusão. Isso é importante para garantir que cada colaborador compreenda o que deve ser feito para contribuir para o sucesso da empresa.
- Comunicar e treinar: É de extrema importância, não só comunicar a estratégia de forma clara, como também, orientar os funcionários sobre como suas tarefas estão conectadas com os objetivos estratégicos. Isso permite à equipe ter um sentimento de pertencimento e comprometimento com a estratégia da organização. E não esqueça: envolva todos os níveis da organização na comunicação da estratégia, isso garante alinhamento e comprometimento.
- Estabelecer os indicadores-chave de desempenho (KPIs): Definir KPIs que permitam medir o desempenho e avaliar se a estratégia estabelecida está na direção certa resulta, não só em fornecer uma forma de responsabilização, como também ajuda a identificar áreas que precisam de suporte ou ajustes.
- Promover sempre a flexibilidade: Reconhecer que a estratégia pode necessitar de redefinição de novos rumos ou ajustes conforme o mercado ou quando o cenário assim o exigir. Mudanças exigem capacidade de adaptação dos planos de ação conforme necessário.
Em suma, falhas no desdobramento da estratégia das organizações podem resultar em vários problemas e comprometer: a entrega de valor aos clientes; a produtividade de seus colaboradores; resultados financeiros, entre outras consequências. No entanto, vale ressaltar que o desdobramento da estratégia não é uma simples tarefa, mas um processo contínuo que exige comprometimento, comunicação eficiente e flexibilidade.
Por Sivaldo Teodoro.
Consultor Sênior To Be Lean Consultoria e Treinamento