Tenho observado em minhas visitas às empresas que existem muitas ações identificadas, porém, poucas sendo executadas e trazendo o resultado significativo.
Após análise, pude constatar que, na maioria das vezes, a causa está lá no início, quando se define a ação. Se você se identifica com esta situação, leia atentamente os 7 passos a seguir, tenho a certeza de que vai ajudar muito na obtenção dos resultados.
Normalmente as ações são descritas de uma forma muito genérica, com pouca informação e, consequentemente, sem um motivo forte para ser realmente executada, e aí surgem outras prioridades, até que aquela ação cai no esquecimento.
Para explicar os 7 passos, vou primeiramente utilizar um exemplo de ação que, de uma forma tradicional, seria definida como:
Vejam que o responsável, com essa informação, acaba tendo pouco entendimento da situação, não entende a importância, e a chance de ter o comprometimento necessário é muito grande!
Agora vamos descrever os 7 passos, salientando que esta ação já passou pelo critério de priorização, que é um pré-requisito muito importante:
1. Faça uma boa descrição do seu problema: Utilize a ferramenta 4W 2H para te ajudar na descrição:
Descrição final da ação:
Durante o Mapeamento de Fluxo de Valor, foi constatado pelos operadores da máquina, através do diagrama de espaguete, que durante todos os abastecimentos, havia um excesso de movimentação dos operadores, impactando cerca de 30 % a mais no tempo de processamento do abastecimento de materiais na Linha de Produção Alfa.
2. Após a análise de causa, e identificação da causa Raiz, descreva a contramedida
- Causa raiz: Falta de um local próximo ao operador, para armazenar um estoque controlado de materiais, abastecido por uma rota padronizada.
Contramedida: Criação de uma rota de abastecimento para todos os materiais da linha Alfa.
3. Identifique como será feita a melhoria
- Aplicação das metodologias Rota de abastecimento interno, Kanban, e trabalho padronizado.
4.Identifique o indicador impactado e qual será o ganho:
- Indicador antes: média de produtividade nos 3 meses anteriores: 285 Cx / Homem. Hora
Indicador esperado: 400 Cx / Homem. Hora
Ganho esperado: 155 Cx / Homem. Hora (+ 40,3% aumento de produtividade), R$ 450.000, 00 / ano
5.Identifique o responsável e envolvidos na ação:
- Resp. Jose Carlos de Almeida (Operador)
Equipe:
– Renato Costa: Abastecimento
– Laura de Assis: Planejamento
– Roberto Santos: Produção
– Carlos Silveira: Operador
– Líder Melhoria Contínua: Ricardo Soares
6.Defina o prazo de conclusão acordado pela equipe (datas de início e fim):
- Data Início: 15/01/2024 / Data Final: 15/03/2024
7.Defina uma rotina de acompanhamento da ação:
- Reunião semanal toda sexta-feira das 14:00 h às 15:00 h, na sala de reuniões da produção.
Veja que, com um trabalho de planejamento prévio, é possível de forma simples, mas bem estruturada, deixar todas as informações necessárias de forma clara, salientando a importância e garantindo sua execução através de um processo de monitoramento. Se gostaram do artigo, ou se desejarem mais informações, entrem em contato conosco e sigam a 2blean no LinkedIn, para ter acesso a todo nosso conteúdo.
Walter Cruz
Consultor Sensor da 2blean