+55 (11) 989877313
contato@2blean.com.br
  • Home
  • Quem Somos
  • Serviços
    • Treinamento
    • Consultoria
      • Logística Lean
      • Lean Manufacturing
      • Lean Office
      • Lean Healthcare
    • Execução
    • Lean Six Sigma
  • Artigos
  • Vídeos
  • Livros
    • E-books
    • Minha conta
  • Contato
  • Português
    • Português
    • Español
Produto foi adicionado ao seu carrinho.
Área do Cliente
Entrar

Aumente sua competitividade e estabeleça uma relação ganha-ganha com seu cliente

Postado em 08/11/2022

Este é o sexto e último artigo da série “Implementação do Sistema Puxado”. Vamos falar do quarto loop (Figura 1): Sistema Puxado com Clientes. Se você está lendo este artigo, provavelmente já leu os artigos anteriores; se você não leu, acesse aqui: Tenha vantagens competitivas, melhorando a qualidade do seu estoque de produto acabado.

Figura 1: Quatro Loops de Implementação do Sistema Puxado

Sistema Puxado com Clientes:

Figura 2: Sistema Puxado com Clientes

Nos dias de hoje, com a evolução das tecnologias e dos processos nas empresas, a diferenciação dos produtos está cada vez menor. Consequentemente, as empresas estão investindo muito em inovações para aumentar a competitividade e a receita.

Neste artigo, apresentaremos uma abordagem diferente também para o aumento de competitividade, focada na melhoria do nível de serviço e na redução do fluxo de caixa do cliente, através da implementação do sistema puxado com os clientes.

Passos para a implementação:

  1. Definir um cliente piloto:

De preferência, inicie por um cliente importante, onde exista uma boa relação entre as empresas. Lembre-se de que o objetivo do piloto não é só gerar resultado, mas também potencializar o aprendizado da metodologia para futuras expansões.  

  1. Definir o grupo de participantes:
  • Defina as seguintes funções: planejador (empresa), vendedor (empresa), comprador (cliente), supervisor de logística (empresa), supervisor do depósito de produto acabado, ou centro de distribuição (empresa e cliente), supervisor de customer service (empresa) e um suporte da área de sistemas – TI (empresa e cliente).
  1. Entender os processos de venda e entrega:

Defina a frequência e o lead time de entrega e se existe ou não agendamento. Se não houver, deverá ser criado um processo com data / horários pré-definidos, explicitando o tamanho do veículo – a capacidade por item vendido, a disponibilidade de carregamento e a entrega, além de possíveis atrasos e ineficiências do processo de entrega.

  1. Analisar o perfil de histórico de vendas do cliente (caso o cliente seja um varejista ou distribuidor) ou o histórico de consumo (caso o cliente seja um produtor).:

Busque informações sobre venda ou consumo médio diário dos últimos 12 meses e verifique sazonalidades, variabilidade, tendências de crescimento e queda, que se confirmadas, devem influenciar a venda e o consumo médio definido. Estabeleça o nível de serviço ao cliente atual e o desejado.

  1. Dimensionar o supermercado:

Especifique as seguintes faixas para os produtos:

  • Faixa amarela: média de venda ou consumo x (frequência entrega + lead time de entrega*).

*lead time de entrega = tempo entre a definição do pedido do cliente até o produto disponível e aprovado no estoque do cliente.

  • Faixa vermelha 1 (pulmão ou variabilidade): raiz quadrada da variância diária x (frequência + lead time em dias) x fator z**

**o fator z é uma constante que depende do nível de serviço desejado pelo processo cliente (existe uma tabela que relaciona o fator z para cada nível de serviço).

  • Faixa vermelha 2 (estoque de segurança): valor definido para proteção de possíveis atrasos na entrega (será uma % da faixa amarela).
  • Faixa verde: lote mínimo de entrega – (faixa amarela). Se <0, considerar 0.

Obs: Se houver faixa verde, considere que há um desperdício, pois será enviada uma quantidade maior que o necessário; neste caso, identifique a causa e busque uma contramedida para eliminar esse desperdício.

  1. Definir as regras de funcionamento do processo de entrega e criar um padrão:
  • Defina como será o sinal de kanban (reposição do supermercado).
  • Normalmente o sinal será eletrônico, por meio de aplicativo, ou algum ambiente compartilhado (Google Drive, Microsoft Teams, OneDrive etc.).

Obs: neste caso, envolva o representante de TI.

  • Crie um procedimento padrão.
  1. Monitorar diariamente o nível de estoque no cliente e o cumprimento das regras / padrão.
  2. Expandir para os demais clientes.

Ao adotarmos os procedimentos acima, podemos chegar a uma redução de estoque no cliente de aproximadamente 30%, com níveis de serviço superiores a 98% e com menor custo de distribuição, além de maior fluxo de caixa (40%) e níveis de satisfação do cliente maiores que 95%.

Para concluir, gostaria de salientar que o objetivo final é uma melhor relação com o cliente e desvincular a negociação de preços com a entrega, uma prática antiga, principalmente com clientes varejistas e distribuidores, que significa relacionar o preço da negociação com a entrega (modelo mental tradicional): MAIOR VOLUME, MENOR PREÇO! Tudo isso trazendo uma maior ocupação dos depósitos, um menor fluxo de caixa e maiores custos de armazenagem. O modelo mental lean é MAIOR FREQUÊNCIA, MENOR CUSTO! As negociações são desvinculadas da entrega, ou seja, existe a negociação do preço para um determinado volume (pedido grande – 1 a 3 meses), e a cada reposição vai sendo abatida a quantidade pendente desse grande pedido. É um modelo similar ao que é praticado na obtenção de insumos nas fábricas.

www.2blean.com.br

Walter Cruz
Consultor da 2blean

Post Visualizações: 188
Post anterior
Você sabe o que é o 5S e seus benefícios?
Próximo post
O que um gerente deve fazer na caminhada pelo gemba?

Posts recentes

  • Transformação Lean: Como dar os primeiros passos na sua Empresa 08/05/2025
  • Como Eliminar Erros em Operações Manuais? 03/05/2025
  • Por que os Funcionários Faltam ao Trabalho? (Absenteísmo) 22/04/2025

Categorias

  • Administração (30)
  • Artigos (9)
  • Eventos (2)
  • Gestão (1)
  • Laboratório (3)
  • Lean Healthcare – Lean na saúde (1)
  • Liderança (7)
  • Live (3)
  • Livros (3)
  • Logística (12)
  • Notícias (11)
  • Planejamento (PCP) (8)
  • Produção (70)
  • Recursos Humanos (5)
  • Serviços (3)
  • Vendas (4)
e-Book gratuito

Preencha o formulário abaixo e faça o download do e-Book

    Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Personalizar" para fornecer um consentimento controlado. Para mais informações favor verificar a Política de Privacidade

    e Política de Cookies.

    PersonalizarAceitar Todos
    Manage consent

    Visão geral de privacidade

    Este site usa cookies para melhorar sua experiência enquanto você navega pelo site. Destes, os cookies categorizados conforme necessário são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados no seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de desativar esses cookies. Mas a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.

    Necessário
    Sempre ativado
    Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esses cookies garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site, de forma anônima.
    Funcional
    Os cookies funcionais ajudam a realizar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
    Desempenho
    Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a fornecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.
    Analítico
    Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre as métricas do número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.
    Propaganda
    Os cookies funcionais ajudam a realizar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
    Outros
    Outros cookies não categorizados são aqueles que estão sendo analisados e ainda não foram classificados em uma categoria.
    SALVAR E ACEITAR