O caso aqui narrado ocorreu em uma unidade dedicada à seleção e classificação de sementes de milho para uso agrícola. O desafio enfrentado pela equipe local envolvia a necessidade recorrente de realizar horas extras durante a safra, devido à limitação da capacidade produtiva da torre de separação. O método de seleção empregava múltiplas peneiras, resultando em setups complexos e uma quantidade considerável de moegas para armazenagem.
Mapeamento do Fluxo de Valor no Estado Atual
O processo de seleção ocorria através do uso de peneiras: o produto era separado durante a passagem por gravidade na torre de separação (essa unidade tinha 5 pisos com peneiras distribuídas e conectadas de acordo com a sequência de cada produto/semente ao longo do fluxo; na parte superior da torre, havia uma única variedade do produto entrando, e no último piso, após a seleção, obtinha-se 28 tamanhos finais da mesma variedade de semente, alinhados aos diferentes tamanhos de sementes dos discos de plantio realizados no campo). Esse conceito de separação necessitava de muitas peneiras de separação, também impactando na grande quantidade de moegas para armazenagem e setups envolvidos, pois cada variedade de semente necessitava de um setup e rebalanceamento das peneiras.
Entendimento dos problemas e revisão do conceito de trabalho
Com base no mapeamento do fluxo de valor do estado atual, foi possível enxergar os desperdícios e as capacidades utilizadas. A primeira atividade realizada neste projeto foi entender como funcionava a sequência de separação dos tamanhos de sementes durante o processo produtivo/pisos com peneiras e a capacidade individual de cada equipamento existente. Na sequência, foram avaliadas as máquinas usadas ao longo do fluxo e aferida a capacidade utilizada para cada peneira nesse processo; muitas peneiras estavam usando capacidade acima dos 100%, podendo chegar em 120% em alguns momentos no processo de classificação e separação, o que impactava em desbalanceamento no uso das peneiras de separação. Com esses dados e essa análise em mãos, foi encontrado qual era o balanceamento mais adequado das peneiras ao longo do fluxo durante o processo de separação de sementes, e foi feita uma simulação obtendo uma nova configuração das peneiras da torre para conseguir somente 11 tamanhos finais após serem classificadas. Essa mudança de quantidade de tamanhos finais não impactou na qualidade do produto final e na venda da empresa ao cliente, visto que foi revisado o tamanho de separação de sementes alinhado às dimensões utilizadas nos discos de plantio de milho adotadas no campo
Mapeamento do Fluxo de Valor no Estado Futuro
Foi realizada a proposta para a liderança da empresa, que prontamente aceitou. No mesmo fim de semana da análise, foram realizadas as mudanças na configuração das peneiras na torre de seleção, o que custou apenas R$ 120,00 por somente investir em algumas novas conexões simples. Na semana seguinte, já foram colhidos resultados positivos e comprovada a melhoria da nova configuração da torre. O novo modelo de trabalho usava somente 11 tulhas e reduziu a quantidade do uso de peneiras, melhorado o uso da capacidade, o processo de armazenagem e o fluxo da torre de classificação.
Resultados Obtidos
Partindo de uma demanda inicial de 28 tulhas, a transição para o novo modelo não apenas reduziu custos operacionais, mas também otimizou o equilíbrio do sistema. A diminuição do número de peneiras em uso estabilizou o desempenho dos equipamentos, resultando em um aumento imediato de 34% na qualidade e produtividade.
O êxito desse projeto residiu na clareza quanto à compreensão do problema, destacando-se o mapeamento do fluxo de valor e a análise criteriosa das capacidades e ocupações dos equipamentos. A participação ativa e aberta da equipe local foi crucial para a identificação precisa do problema e para a implementação eficaz das contramedidas.
Se o seu processo produtivo enfrenta desafios semelhantes, convidamos você a contar com nosso time de consultores. Estamos comprometidos em analisar e desenvolver as melhores soluções personalizadas para otimizar sua produção.
Adionil Jose Fumagali Junior
Consultor Sênior Lean