+55 (11) 989877313
contato@2blean.com.br
  • Home
  • Quem Somos
  • Serviços
    • Treinamento
    • Consultoria
      • Logística Lean
      • Lean Manufacturing
      • Lean Office
      • Lean Healthcare
    • Execução
    • Lean Six Sigma
  • Artigos
  • Vídeos
  • Livros
    • E-books
    • Minha conta
  • Contato
  • Português
    • Português
    • Español
Produto foi adicionado ao seu carrinho.
Área do Cliente
Entrar

Como manter as pessoas motivadas no trabalho?

Postado em 26/06/2021

Este é um tema bem polêmico; afinal, as empresas têm que motivar seus funcionários ou os funcionários devem estar sempre motivados por conta própria? Existem várias teorias que mostram que a motivação é algo que é gerada pela própria pessoa, mas também existem outros estudos que dizem que o ambiente de trabalho pode influenciar as pessoas para que tenham essa motivação.

Neste artigo, vou explorar como podemos criar um ambiente de trabalho que estimule as pessoas e façam com que elas se mantenham motivadas e usarei como referência o ambiente em uma empresa lean. Um dos conceitos mais importantes do lean é o kaizen (mudar para melhor), que é uma sistemática de trabalho que estimula as pessoas a sempre melhorarem seu ambiente de trabalho eliminando desperdícios.

Uma das coisas que deixa as pessoas desmotivadas é elas fazerem atividades que são puro desperdício, que não agregam valor para o cliente. Entre esses desperdícios estão a espera (esperar por algum material para poder realizar uma atividade), a movimentação desnecessária (caminhar para lá e para cá sem fazer nenhuma atividade que agregue valor), o transporte (levar um material de um local ao outro sem necessidade), o defeito e o retrabalho (ter que refazer um trabalho que acabou de fazer), a superprodução (fazer mais que o necessário e descobrir que não será utilizado pelos processos seguintes) e o não uso da inteligência humana (o pior de todos pelo ponto de vista da motivação: saber que as pessoas são capazes, e sua inteligência não é utilizada). Essas são algumas das causas da desmotivação!

Um antídoto para isso é implementar o lean através das pessoas. Criar um caminho onde as pessoas possam contribuir no seu trabalho é uma das soluções que permite que as pessoas se tornem motivadas.

Existem algumas maneiras de fazer isso:

  • Kaizen Teian (plano de sugestões implementadas) – esta é uma atividade dentro do ambiente lean que permite que os funcionários deem ideias e as implemente com o apoio da supervisão. Assim, elas são reconhecidas pela empresa através de uma cerimônia, em que os diretores e até o presidente as parabenizam pelas ideias, às vezes até as premiando com brindes ou vales compras. Em alguns casos, elas até recebem dinheiro, mas isso é algo que não recomendo. Para implementar esta atividade, é necessário criar um processo de avaliação rápido que permita um feedback imediato para viabilizar a implementação. O Kaizen Teian estimula a criatividade e a inovação individual, o que valoriza o ser humano, permitindo que ele esteja sempre motivado buscando melhorias no seu trabalho.

Quadro de acompanhamento de ideias

Para ajudar, estamos disponibilizando um formulário de ideias. Preencha o formulário no final da página e faça o download.

  • Círculos de Kaizen – são atividades de solução de problemas em grupo. Forma-se um círculo ao redor de uma mesa, e as pessoas são treinadas em método de solução de problemas (PDCA), aplicando esse conhecimento para resolver um problema que está impedindo a área de trabalho a atingir os objetivos conectados com a estratégia da empresa (ponto importante, pois os temas escolhidos têm que ter conexão com o Hoshin Kanri – desdobramento da estratégia – da empresa). Esses grupos são formados por pessoas da área de trabalho, algumas vezes envolvendo as equipes de suporte de manutenção, qualidade e engenharia, que se reúnem por algumas horas na semana durante seis meses com o foco em aplicar a metodologia para resolver o problema direcionado pela diretoria. Após a implementação das melhorias, os grupos são avaliados por um comitê durante um evento, e os melhores trabalhos são reconhecidos e premiados pela diretoria e pela presidência. Os Círculos de Kaizen estimulam o trabalho em equipe e desenvolvem as pessoas nas suas habilidades e em novas habilidades. Algumas empresas consideram um diferencial a pessoa que participa dos Círculos de Kaizen, inclusive na hora de promover um funcionário.

Exemplo de Formulário A3 utilizado nos Círculos de Kaizen

  • Jishuken – é uma atividade de impacto realizada com os gestores com o objetivo de desenvolver a liderança, que deve praticar o método de solução de problemas, propor melhorias e implementá-la em uma semana. Algumas organizações chamam esse evento de semana kaizen, mas é importante lembrar que esse evento é esporádico e que ele sozinho não cria uma cultura de melhoria contínua. O que gera uma cultura de melhoria contínua é a constância, ou seja, fazer kaizen todos os dias, e não criar um evento especial e esporádico. Os gestores devem estimular que a equipe participe dos Círculos de Kaizen e do Kaizen Teian, que são atividades diárias e contínuas, ou seja, que nunca terminam.

As pessoas se sentem motivadas quando têm a oportunidade de dar ideias e de mudar sua realidade eliminando desperdícios. Essa é uma forma de criar um ambiente que proporcione o crescimento das pessoas, e esse tipo de ambiente faz com que as pessoas levantem todos os dias pensando no que podem fazer para ter um ambiente de trabalho melhor e livre de desperdícios.

Preencha o formulário abaixo e faça o download do Formulário de Ideias

    Nós acreditamos, inclusive, que as pessoas ficam mais felizes quando há um ambiente que possibilite às pessoas serem mais produtivas. Conte conosco para ajudar caso você queira implementar algum destes conceitos: www.2blean.com.br

    Se precisar de ajuda, conte conosco.

    Alexandre Cardoso
    Presidente da 2blean

    Post Visualizações: 898
    Post anterior
    Como evitar que as melhorias regridam?
    Próximo post
    Como estruturar as equipes para a melhoria

    Posts recentes

    • Transformação Lean: Como dar os primeiros passos na sua Empresa 08/05/2025
    • Como Eliminar Erros em Operações Manuais? 03/05/2025
    • Por que os Funcionários Faltam ao Trabalho? (Absenteísmo) 22/04/2025

    Categorias

    • Administração (30)
    • Artigos (9)
    • Eventos (2)
    • Gestão (1)
    • Laboratório (3)
    • Lean Healthcare – Lean na saúde (1)
    • Liderança (7)
    • Live (3)
    • Livros (3)
    • Logística (12)
    • Notícias (11)
    • Planejamento (PCP) (8)
    • Produção (70)
    • Recursos Humanos (5)
    • Serviços (3)
    • Vendas (4)
    e-Book gratuito

    Preencha o formulário abaixo e faça o download do e-Book

      Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Personalizar" para fornecer um consentimento controlado. Para mais informações favor verificar a Política de Privacidade

      e Política de Cookies.

      PersonalizarAceitar Todos
      Manage consent

      Visão geral de privacidade

      Este site usa cookies para melhorar sua experiência enquanto você navega pelo site. Destes, os cookies categorizados conforme necessário são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados no seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de desativar esses cookies. Mas a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.

      Necessário
      Sempre ativado
      Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esses cookies garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site, de forma anônima.
      Funcional
      Os cookies funcionais ajudam a realizar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
      Desempenho
      Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a fornecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.
      Analítico
      Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre as métricas do número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.
      Propaganda
      Os cookies funcionais ajudam a realizar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
      Outros
      Outros cookies não categorizados são aqueles que estão sendo analisados e ainda não foram classificados em uma categoria.
      SALVAR E ACEITAR