Algumas organizações usam o Kaizen de 5 dias como uma ferramenta para promover mudanças, o que é louvável, mas isso apresenta um problema: depois que o evento acaba, as mudanças também acabam, e as pessoas ficam esperando por um novo Kaizen de 5 dias. É muito comum que as melhorias não perdurem no processo.
Vamos esclarecer alguns pontos aqui: Kaizen significa mudar para melhor todo dia, ou seja, fazer hoje melhor o que fizemos ontem. Isso deve fazer parte do hábito das pessoas, buscando melhorias sempre. Veja o artigo sobre hábitos: como tornar o lean um hábito para as pessoas.
Estudando um pouco da história da Toyota, é possível entender quais são os tipos de Kaizen que existem e seus objetivos. Segue uma pequena explanação dos tipos de Kaizen que existem na Toyota:
- Círculo de Kaizen: É um Kaizen realizado por uma equipe de operadores de um determinado processo que se reúnem periodicamente, geralmente por 1 hora por semana, durante um período de 6 meses, para resolver um problema definido pela alta administração, tendo conexão com o Hoshin. Entre seus objetivos estão estimular o trabalho em equipe, melhorar a moral da equipe e treinar os operadores a utilizarem ferramentas de análise (5Porquês, Ishikawa etc.). Ao final do ciclo de Kaizen, seja de 6 meses ou um ano, os trabalhos passam por uma avaliação de um comitê que premia os melhores projetos com reconhecimento e, às vezes, remuneração financeira.
- Kaizen Teian: Reconhecimento por ideias implementadas. Este tipo de Kaizen é realizado por uma ou duas pessoas e consiste em pequenas ideias de melhoria de processo que, após serem implementadas e os resultados serem confirmados, repercute em reconhecimento com algum brinde ou compensação financeira. Este tipo de Kaizen estimula a criatividade e a aplicação de pequenas melhorias que, com o tempo, se tornam grandes. Diferente do Círculo de Kaizen, aqui a aprovação de uma ideia é feita pelo supervisor e executada pela própria pessoa com o suporte da manutenção; é um processo rápido e eficiente.
- Jishuken: Atividade de 5 dias realizada com os gerentes para que aprendam que seu papel é apoiar as equipes na busca pela melhoria contínua. O tema é definido pela alta administração e promove uma transformação de alto impacto, sendo que as principais mudanças no processo ocorrem nesta semana de 5 dias. Esta semana é dividida entre conceitos lean, prática e execução, e no final, os participantes apresentam o trabalho para a alta administração. Acredito que este evento, Jishuken, acabou sendo adotado pelas empresas para implementar melhorias com velocidade. Embora ele cumpra esse propósito, muitas vezes deixa marcas de processos sem padronização e, frequentemente, a sensação de abandono por parte dos operadores.
Para nós, o Kaizen deve ser praticado todos os dias por todos, para que a melhoria contínua se torne um hábito, tornando a empresa mais competitiva. Acreditamos que o Kaizen engloba todas as ações que fazemos para melhorar um processo.
Por Alexandre Cardoso
CEO, 2blean