+55 (11) 989877313
contato@2blean.com.br
  • Home
  • Quem Somos
  • Serviços
    • Treinamento
    • Consultoria
      • Logística Lean
      • Lean Manufacturing
      • Lean Office
      • Lean Healthcare
    • Execução
  • Artigos
  • E-books
  • Vídeos
  • Shop
    • Loja on-line
    • Minha conta
  • Contato
  • Português
    • Português
    • Español
Produto foi adicionado ao seu carrinho.
Área do Cliente
Entrar

Como Identificar as Perdas em uma Empresa?

Postado em 25 mar às 8:00 am

Enxergar as perdas em uma empresa é essencial para manter a saúde financeira, melhorar a eficiência operacional e garantir a competitividade. As perdas podem ocorrer em diversas áreas, como produção, logística, atendimento ao cliente, manutenção, desenvolvimento de processos e produtos e gestão financeira.

  1. Análise Financeira Detalhada
  • Demonstração de Resultados: Compare receitas, custos e despesas operacionais para identificar quedas inesperadas nos lucros.

Boa parte dos projetos de melhorias nascem nessas análises.

  • Fluxo de Caixa: Analise as entradas e saídas de dinheiro para detectar inconsistências.
  • Indicadores de Rentabilidade: Observe métricas como margem de lucro e retorno sobre investimento (ROI).
  1. Realize um Mapeamento do Fluxo de Valor
  • Identifique gargalos e ineficiências que levam a desperdícios.
  • Analise o tempo de execução de tarefas, retrabalho, estoque e desperdício de materiais.

Use metodologias como Lean Manufacturing e Six Sigma para reduzir perdas operacionais.

  1. Gestão de Estoques e Logística
  • Produtos Parados: Verifique se há excesso de estoque ou itens que não giram.
  • Desperdícios: Avalie perdas por avarias, validade vencida ou extravios.
  • Logística Ineficiente: Custos elevados com transporte e armazenagem podem indicar falhas no processo.

Utilize as técnicas de Lean em Logística para otimizar os resultados.

  1. Monitoramento de Produtividade e Eficiência
  • Baixa produtividade: Implemente um quadro que acompanhe a produtividade hora a hora.
  • Horas improdutivas: Identifique tempo ocioso, excesso de reuniões ou processos manuais demorados.
  • Índice de Retrabalho: Processos mal executados que exigem correções indicam perdas de tempo e dinheiro.

Utilize as técnicas do Gerenciamento Diário para aumentar a performance da empresa.

  1. Perdas com Clientes e Mercado
  • Taxa de Cancelamentos: Alto índice de cancelamento de pedidos.
  • Satisfação do Cliente: Reclamações frequentes e baixa fidelização apontam falhas.
  • Realize pesquisas ou utilize o SIPOC (entradas e saídas de processos )  para entender os requisitos de entradas e saídas que atendam seus clientes.
  1. Falta de inovação e melhoria contínua
  • Sistemas obsoletos: Falta de automação gera custos extras e baixa eficiência.
  • Processos com problemas:   Falta de times de melhorias que analisam e melhoram os processos
  • Falta de análise de dados: Decisões sem base em métricas aumentam os riscos de perda.

Conte com a 2bLean na capacitação de seu time e na construção das melhorias necessárias para sua empresa estar sempre na vanguarda.

Por Jairo Brandão
Consultor e Master Black Belt para Lean Six Sigma na 2bLean

Post Visualizações: 8
Post anterior
Por que os funcionários faltam ao trabalho? (absenteísmo)
Próximo post
Mitos sobre Lean: Lean é só para Grandes Empresas

Posts recentes

  • Transformação Lean: Como dar os primeiros passos na sua Empresa 08/05/2025
  • Como Eliminar Erros em Operações Manuais? 03/05/2025
  • Por que os Funcionários Faltam ao Trabalho? (Absenteísmo) 22/04/2025

Categorias

  • Administração (30)
  • Artigos (9)
  • Eventos (2)
  • Gestão (1)
  • Laboratório (3)
  • Lean Healthcare – Lean na saúde (1)
  • Liderança (7)
  • Live (3)
  • Livros (3)
  • Logística (12)
  • Notícias (11)
  • Planejamento (PCP) (8)
  • Produção (70)
  • Recursos Humanos (5)
  • Serviços (3)
  • Vendas (4)
e-Book gratuito

Preencha o formulário abaixo e faça o download do e-Book

    Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Personalizar" para fornecer um consentimento controlado. Para mais informações favor verificar a Política de Privacidade

    e Política de Cookies.

    PersonalizarAceitar Todos
    Manage consent

    Visão geral de privacidade

    Este site usa cookies para melhorar sua experiência enquanto você navega pelo site. Destes, os cookies categorizados conforme necessário são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados no seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de desativar esses cookies. Mas a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.

    Necessário
    Sempre ativado
    Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esses cookies garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site, de forma anônima.
    Funcional
    Os cookies funcionais ajudam a realizar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
    Desempenho
    Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a fornecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.
    Analítico
    Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre as métricas do número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.
    Propaganda
    Os cookies funcionais ajudam a realizar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
    Outros
    Outros cookies não categorizados são aqueles que estão sendo analisados e ainda não foram classificados em uma categoria.
    SALVAR E ACEITAR