Durante minhas últimas férias, visitei alguns países na Europa e fiquei surpreso com o que vi, ao chegar em alguns aeroportos, já há um auto atendimento para verificação do passaporte, inclusive no aeroporto de Guarulhos, onde você coloca o passaporte num scaner e depois avança e fica em frente a um totem que bate uma foto e te libera para entrar no país, ou seja não tem mais o agente da polícia federal fazendo a inspeção.
Ao chegarmos em Portugal, fomos pegar o metrô e ficamos procurando o guichê com o operador para comprar o bilhete e simplesmente não havia, tinha umas máquinas de auto serviço onde você selecionava o tipo do bilhete e pagava com o cartão de crédito ou com dinheiro, e vimos uma profissão que não existe mais.
Um belo dia resolvemos comer no Macdonalds, e ao chegar lá procuramos o caixa para fazer o pedido e vimos que não havia caixa, aí uma pessoa nos disse que teríamos que colocar o pedido num painel touch, e foi bem fácil, pois tinha foto de cada lanche e bebida, escolhemos o lanche, e ao final pagamos com cartão, mas havia a opção de pagar em dinheiro, e neste último a máquina dava o troco, pegamos um ticket com nosso pedido e um número, e é só esperar um pouco e pegar o lanche, fim de mais uma profissão!
Em Barcelona, fomos conhecer a sagrada família, e ao chegar procuramos a bilheteria, e descobrimos que não tinha bilheteria, tivemos que acessar a página na internet e comprar o bilhete, imprimir e voltar no dia agendado, mais uma vez não tinha vendedor de bilhetes!
Bom, como queríamos economizar procuramos uma lavanderia e encontramos uma, entramos e vimos que não tinha pessoas para atender, era auto atendimento, você compra o sabão e o amaciante em uma máquina, programa qual máquina de lavar irá utilizar, paga e utiliza, em seguida você pode alugar a secadora assim a roupa ficou lavada e seca, sem nenhum atendente, menos uma profissão!
Alguns dias depois, estávamos passeando no Coliseu de Roma e resolvemos caminhar pelas ruínas do Senado e das vilas, após caminhar um quilometro estávamos com sede e com fome, aí encontramos uma gruta e nela havia máquinas com água e refrigerante e uma com comida, isso mesmo comida, aí fizemos uma boquinha, e mais uma vez não tinha ninguém atendendo, menos uma profissão!
Para economizar um pouco mais fomos a um mercado em Paris, e fizemos as compras e na hora de passar no caixa, fomos barrados por uma pessoa que nos disse que deveríamos ir no auto-serviço, e havia uma máquina onde nós passamos os produtos e colocamos em uma balança, ao final da compra ela pede o cartão de crédito, você coloca, digita a senha e pronto, é só pegar os produtos e ir embora, aliás quem foi embora foi o caixa, menos uma profissão!
As profissões que não exigem muita formação e conhecimento estão sendo substituídas por máquinas, no Brasil ainda não chegamos neste cenário, mas ele não está muito longe, o Mac Donalds acabou de inaugurar uma loja igual a que vimos, em Campinas o supermercado Enxuto já tem caixas de auto atendimento! A busca pela formação para profissões que exigem mais conhecimento é fundamental para continuar empregado no futuro!
Alexandre Cardoso
2bLean Consultoria e Treinamento