Durante as mais de 100 empresas que ajudei a implementar alguma iniciativa lean (em algumas mais profundamente, onde o lean se tornou uma filosofia, e em outras menos profundamente, onde era apenas um projeto), um dos fatores que influenciaram profundamente os resultados foi a liderança da empresa.
Quando falo em liderança, não estou apenas falando das pessoas que ocupam cargo de gerente, diretor ou presidente, mas estou falando também de pessoas que, apesar de não terem um cargo de liderança, criam novos líderes, e não apenas seguidores. Para mim, este é um dos fatores que diferenciam um líder lean de um líder tradicional.
O livro “O Modelo Toyota de Liderança Lean”, escrito por Gary Covins e Jeffrey Liker, é uma das minhas referências no que diz respeito à liderança lean. Nele há uma abordagem muito interessante em que os autores apresentam o modelo “Diamante”, conforme mostra o desenho abaixo:
Figura do Modelo “Diamante” de desenvolvimento de liderança lean – Fonte: livro “O Modelo Toyota de Liderança Lean”
O interessante é que, nas empresas em que trabalhei, e o lean foi implantado com sucesso, percebi que a maioria dos pontos listados no Diamante eram características dos seus líderes, sejam eles coordenadores lean, gerentes, supervisores ou líderes de uma áreas específicas. Todos tinham grande parte das características citadas no livro. Então, se você quer se tornar um líder lean, sugiro que você pratique estes pontos:
1 – Comprometer-se com o autodesenvolvimento – Procure conhecimento sempre e se desenvolva por conta própria. Não espere que a empresa forneça os cursos de que você acha que precisa. Busque o autodesenvolvimento e leia muitos livros, pois são uma ótima fonte de conhecimento.
2 – Treinar e desenvolver os outros – O líder forma outros líderes. Dedique tempo do seu dia a dia para treinar e desenvolver pessoas da sua equipe para que sejam líderes no futuro; oriente e transmita conhecimento para eles se transformarem em seres humanos melhores.
3 – Apoiar o kaizen diário – Estimule sua equipe a sempre melhorar, apoie as novas ideias e crie algum mecanismo para que as pessoas possam melhorar seus postos de trabalho e suas atividades de maneira contínua pouco a pouco (não precisa criar um evento kaizen; as melhorias podem ser praticadas em pouco tempo, mas você precisa prover o tempo para essas pessoas).
4 – Criar visão e alinhar objetivos – Se sua empresa já tem uma visão, crie uma visão também para sua equipe, alinhada a um objetivo maior. Não importa se sua equipe é constituída de apenas duas pessoas; elas têm que saber onde iremos chegar como empresa e devem saber como vão contribuir para que a visão e os objetivos sejam atingidos. Faça o desdobramento para traduzir os números da organização para o dia a dia das pessoas.
5 – Valores do Norte Verdadeiro – Estes valores são considerados o coração da liderança lean na Toyota:
- Desafio – Desafie sua equipe.Ela não sabe onde pode chegar, mas se você der uma meta desafiadora, eles vão encontrar um meio de atingi-la aplicando os conceitos lean.
- Mentalidade kaizen – Sempre pense em melhorar.Nunca fique satisfeito com a situação atual e sempre pergunte à sua equipe: “O que podemos fazer para melhorar? Em que posso ajudar para que este processo seja melhor?”.
- Genchi-Genbutsu (vá e veja) – Vá até o local para entender um problema.Não fique preso a relatórios, pois ver com os próprios olhos lhe dará uma outra perspectiva do problema.Assim, você pode ter ideias e fazer perguntas mais adequadas para estimular a equipe a chegar na causa raiz do problema.
- Trabalho em equipe – Sempre envolver as pessoas e dar a elas a responsabilidade é a melhor forma de obter sucesso.Trabalhar em equipe é a chave do sucesso da Toyota, que faz isso muito bem através dos Círculos de kaizen.Crie equipes de trabalho e dê a elas o desafio de melhorar um processo; assim, você estimula o trabalho em equipe.
- Respeito pela Humanidade – Aqui, respeito significa dar as melhores condições para as pessoas trabalharem, prover os melhores dispositivos e o melhor ambiente para que as pessoas possam desempenhar seu trabalho com produtividade e saúde.Você já fez isso hoje?
A partir desses pontos, você pode fazer uma autoavaliação, identificar quais são seus gaps para se tornar um líder lean e fazer um plano para implementar as mudanças, que só dependem de você (não do seu chefe e nem da sua equipe ou da sua empresa).
Se precisar de ajuda para entender melhor esse processo, você pode comprar o livro ou contar conosco para apoiá-lo nessa mudança!
Alexandre Cardoso
Presidente da 2blean