Uma fabricante de cosméticos estava precisando reduzir os custos de maneira significativa, pois ela compete com outras empresas do grupo pela fabricação de produtos, quem tem o menor custo ganha a demanda para produzir o produto.
Identificamos que o nível de estoques da empresa estava muito elevado, e a matéria prima mais cara (Material A) estava com 60 dias de estoque, e a de maior volume (Material B), a embalagem, estava com 20 dias de estoque.
Ao coletarmos dados sobre os fornecedores descobrimos que a matéria prima A era importada por um distribuidor que ficava no sul do Brasil, e então percebemos que o Lead time de entrega era de uma semana e não 40 dias como todos imaginavam. Na verdade, este distribuidor tinha que manter estoque para atender a empresa, coisa que ele não estava fazendo, simplesmente ele importava e enviava o material para a empresa, aumentando o capital empregado para o estoque.
Fizemos o dimensionamento do estoque para que funcionasse como um sistema puxado, onde o fornecedor abastece somente após o consumo do material, e para isto calculamos o estoque de ciclo, que é a quantidade de estoque necessária para atender o consumo normal do produto, pegamos o consumo médio diário e multiplicamos pelo tempo de reposição de 7 dias.
Depois calculamos o estoque pulmão, que é a quantidade de estoque que cobre a variação de consumo da empresa, então identificamos que as variações de consumo não passavam de 20% em relação à média, em função disto consideramos 2 dias de estoque de pulmão, e por último dimensionamos o estoque de segurança, que é o estoque que cobre alguma falha do fornecedor, como este fornecedor era confiável a equipe decidiu deixar 3 dias de estoque.
Ao final, para o material A ficamos com 12 dias de estoque máximo, com isto a economia foi de 48 dias de estoque, o que representou R$ 200.000 de redução de estoque.

No caso da embalagem, material B, identificamos que o fornecedor tinha um tempo de entrega de entrega de 3 dias, pois o mesmo ficava em São Paulo e tinha máquinas exclusivas para a fabricação dos materiais, dimensionamos o estoque de ciclo com base no tempo de entrega e deixamos 3 dias de estoque de ciclo, para o estoque pulmão para este item percebemos que a variação do consumo era de 10% por este motivo consideramos apenas 1 dia de pulmão, e para segurança consideramos 3 dias, pois este fornecedor de vez em quando cometia falhas. O estoque total, neste caso foi para 7 dias, onde economizamos 13 dias, o equivalente a R$ 100..000.
Para facilitar o pedido ao cliente no caso do material B, consideramos um caminhão cheio como pedido de reposição, ou seja, quando a fábrica consumia um caminhão o fornecedor recebia um pedido e tinha que entregar um caminhão de material. O mesmo raciocínio foi utilizado para o fornecedor do material A, um caminhão do produto era o sinal de reposição.
Este método que foi descrito e o sistema puxado utilizando kanban, muito conhecido pelas empresa, mas pouco utilizado, é um dos conceitos principais do sistema Lean que proporciona uma redução de no mínimo 30% de estoques, nós da 2blean podemos ajudá-lo a dimensionar seus estoques e obter estes resultados, contate-nos.
Alexandre Cardoso
Junho – 2016