A aplicação do lean em processos administrativos tem crescido muito nos últimos anos. Ao longo de minha experiência como consultor, pude observar que um dos desperdícios mais comuns é o 8º desperdício (intelectual), ou seja, o mau aproveitamento do tempo das pessoas. Após analisar vários processos, foi possível constatar que a causa mais importante desse desperdício está ligada ao alto percentual de não agregação de valor das reuniões (em média, 60% do tempo gasto). Isso me motivou a escrever este artigo, no qual vou apresentar algumas boas práticas que foram aplicadas em empresas com as quais trabalhei.
Principais problemas observados:
● Reuniões não necessárias.
● Falta de planejamento.
● Convocações mal elaboradas.
● Falta de uma agenda.
● Tempo mal dimensionado.
● Tema da reunião vago.
Com base nesses problemas, vou apresentar a seguir algumas contramedidas/práticas de fácil aplicação adotadas em algumas empresas, que abordam cada um desses problemas e que, quando aplicadas, trazem um ganho significativo.
Boas práticas
1. Definições do solicitante: Antes de tudo, certifique-se se realmente a reunião é necessária. Se possível, substitua-a por um e-mail ou compartilhamento virtual de informações.
2. Tipo de reunião: Existem 3 tipos de reuniões: informativa, deliberativa (tomada de decisão) e participativa (acompanhamento, criação ou brainstorming).
3. Objetivo da reunião: Está ligado ao tipo de reunião. Se for informativa, descreva o que será informado; se for de tomada de decisão, defina quais serão as entregas.
4. Duração da reunião: Sugira que não seja maior que 2 horas. Se for maior, dê um intervalo de 10 a 15 minutos a cada 2 horas.
5. Participantes: Defina apenas quem é realmente necessário e inclua o papel e a responsabilidade de cada participante. Eleja um tomador de tempo.
6. Agenda: Crie um roteiro da reunião com responsáveis e tempo de duração.
7. Entregáveis da reunião: Defina claramente o que se espera ter ao final da reunião.
8. Pré-trabalho: Se houver necessidade, principalmente em reuniões deliberativas e participativas, levante dados ou informações antecipadamente. Especifique claramente o que precisa ser feito e dê um prazo adequado para execução. Sugira entrar em contato com as pessoas antecipadamente.
Com essas 8 definições, será possível emitir a convocação. Abaixo, segue um exemplo de convocação:
Reunião: Presencial, deliberativa, para retomar a meta de nível de serviço aos clientes.
Data: 10/09/23
Horário: 10:00 às 12:00
Local: Sala de Reuniões B5
Convocados: R. Pereira (Vendas); J. Gomes (Planejamento); L. Barbosa (Logística); P. Ribeiro (Produção); G. Lima (Qualidade)
Descrição: Nos últimos 3 meses, tivemos um nível de serviço abaixo da meta, que é 98% (junho: 89%, julho: 93%, agosto: 92%). A entrega esperada para a reunião são ações para a retomada do nível de serviço de 98% a partir de novembro, com valores evolutivos, a serem definidos na reunião em setembro e outubro.
Agenda:
10:00 às 10:15 – apresentação de planejamento, com o Pareto dos principais produtos abaixo da meta de nível serviço, e valores nos últimos 3 meses – Resp. J. Gomes.
10:15 às 10:30 – apresentação de vendas com os clientes mais impactados e vendas acima e abaixo do previsto, por produto e quantidade nos últimos 3 meses – Resp. R. Pereira.
10:30 às 10:40 – apresentação de logística com os principais desvios na operação, nos últimos 3 meses por cliente e produto, e quantidade impactada – Resp. L. Barbosa.
10:40 às 10:50 – apresentação de produção com os principais desvios de planejado x realizado por linha/produto/quantidade nos últimos 3 meses – Resp. P. Ribeiro.
10:50 às 11:00 – apresentação de qualidade com os principais desvios de qualidade nos últimos 3 meses por produto/tipo de desvio e quantidade – Resp. G. Lima.
11:00 às 11:40 – análise de causa/efeito, identificação de causa raiz e contramedidas – Resp. M. Freitas (moderador).
11:40 às 11:50 – definição das principais ações/metas evolutivas para setembro e outubro/responsáveis e prazo – Resp. M. Freitas.
11:50 às 12:00 – encerramento – Resp. M. Freitas.
Tomador de tempo: G. Lima (responsável pelo controle do atendimento à agenda estabelecida).
As informações de cada apresentação deverão ser compartilhadas com todos os participantes até o final do dia 8/9/23.
Att,
M. Freitas – Operações
2/9/23
A seguir, vamos apresentar 2 tipos de reuniões que consideramos desnecessárias:
1. Reunião de status do projeto
Para substituir essa reunião, crie um formulário no SharePoint com atualizações frequentes de cada participante. O líder do projeto deve garantir a constante atualização das informações e convocar a reunião somente em casos de efetiva necessidade.
2. Reunião para transferir informações ou dados
Essa reunião pode ser perfeitamente substituída por e-mail ou uma página no SharePoint para que as pessoas possam ver as informações, registrar a leitura e comentar. Dessa forma, cada um pode escolher o melhor momento para realizar essa tarefa.
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Para finalizar, gostaria de acrescentar uma prática importante que as empresas mais organizadas adotam: ter uma agenda mensal padronizada, na qual são estabelecidos certos períodos críticos do mês onde não são permitidas reuniões. Além disso, definir dias para cada semana do mês destinados a eventos importantes, como reuniões de S&OP, reuniões de comitê (diretoria), reunião de resultados, horários para a visita ao gemba etc. e calendário padrão de eventos/reuniões frequentes.
Dessa forma, é possível eliminar muitos conflitos de agenda entre as áreas, que ocorrem com muita frequência.
Aplicando essas boas práticas, observei um ganho médio entre 30 a 50% do tempo gasto em reuniões. Se você tem esse tipo de problema em sua empresa, o que achou? Está na hora de eliminar esse desperdício? Se precisar de ajuda, entre em contato com um de nossos consultores. E não deixe de seguir a 2blean no LinkedIn.
Walter Cruz
Consultor Sênior