Muitas vezes, no planejamento estratégico das empresas, cada área propõe ações que são contraditórias. Enquanto o planejamento está trabalhando para reduzir os estoques, a área de compras está interessada em aumentar o lote de compra para obter um valor unitário menor. Isso é um exemplo típico de empresas que não utilizam o catchball como ferramenta para alinhar ações entre as diferentes áreas e níveis da empresa. O processo de catchball é realizado durante o evento de hoshin kanri (veja o artigo) como parte do método lean para definir as ações estratégicas da empresa.
O processo de catchball ocorre logo após a etapa de desenvolvimento dos A3 estratégicos. Nesse processo, as seguintes etapas são realizadas:
1) Apresentação dos A3: Cada líder apresenta seu A3 e as ações que estão planejando para atingir as metas estratégicas. Durante a apresentação, os participantes devem fazer anotações em post-its para passar feedback ao líder que está apresentando.
2) Post-its de feedback: Existem 3 tipos de post-its. O verde é usado para observações que podem contribuir para o plano apresentado pelo líder. A pessoa que está assistindo deve colocar seu nome no post-it e a observação. O amarelo é usado quando há observações que requerem atenção, como a identificação de conflitos nas ações apresentadas. O vermelho é usado quando se identifica que alguma ação entra em conflito com outras iniciativas, prejudicando a estratégia da empresa.
3) Análise dos post-its: Após receber os post-its, o líder deve se reunir com a equipe para entender as observações e fazer os ajustes necessários para alinhar as ações aos objetivos da empresa.
4) Feedback para os participantes: Ao final, o líder deve fornecer feedback para cada pessoa que fez observações sobre os A3 e justificar as ações que não foram aceitas.
Esse processo é também chamado de alinhamento horizontal. O mesmo processo deve ser realizado com as equipes dos níveis hierárquicos inferiores para que eles possam se comprometer com as ações e metas, criando assim o alinhamento vertical. A 2blean tem implementado esse processo dentro do hoshin em empresas, e os resultados têm sido impressionantes, tanto no desempenho das empresas quanto no desenvolvimento das pessoas. Recentemente, realizamos esse processo em uma empresa com 35 gestores, incluindo diretores e gerentes. Ao final, um dos participantes relatou que estava na empresa há 18 anos e nunca tinha sido ouvido durante o planejamento estratégico. Foi uma experiência emocionante.
Você pode implementar esse processo em sua empresa com o apoio da 2blean em sua área ou diretoria. Conte conosco em www.2blean.com.br.
Alexandre Cardoso
CEO da 2blean