Ao visitar algumas empresas fora do setor automotivo, tenho observado que o uso do milkrun é muito raro; parece-me que as pessoas desconhecem essa técnica e seus benefícios. Por esse motivo, decidi escrever este artigo.
Essa técnica recebeu o nome de milkrun por ter sido baseada em uma prática muito comum nas fazendas americanas de produção de leite. Geralmente, os fazendeiros desses locais colocavam o leite à frente de suas fazendas para que um caminhão retirasse os produtos, evitando que eles tivessem que levar o produto até o laticínio.
A Toyota foi uma das primeiras empresas a aplicar isso em larga escala, criando rotas de retirada de peças de seus fornecedores com alta frequência para reduzir os estoques em suas instalações. No Japão, inclusive, costuma-se dizer que a Toyota tem estoque sobre rodas, ou seja, a quantidade de caminhões que circulam com as peças é muito grande, o que gera algumas reclamações por parte da população.
Essa técnica permite que o estoque seja reduzido de forma significativa; no Brasil, por exemplo, o estoque de peças é de 4 horas apenas, mesmo com os fornecedores estando a distâncias superiores a 100km. Essa quantidade tão pequena de estoque é conseguida porque a Toyota tem rotas que passam até três vezes ao dia no fornecedor.
Contudo, quais são as etapas para que você consiga fazer um estudo de milkrun? O primeiro passo é formar um time multifuncional com integrantes de logística, compras e até manufatura, pois é fundamental termos o conhecimento de forma integrada.
Em seguida, desenhar o mapa do fluxo de valor atual dos fornecedores e também o mapa de localização física para que você possa ver quais são os fornecedores que estão próximos em uma mesma região, que serão candidatos a fazer parte da mesma rota.
Figura de exemplo de Mapa
É importante utilizar o PPCP (Plano Para Cada Peça) e uma planilha com dados de todos os fornecedores, dados de consumo, tipo de embalagem, localização, tamanho da embalagem, quantidade padrão etc. Se você ainda não tem um PPCP, recomendamos que faça pelo menos para os fornecedores aos quais você pretende implementar o milkrun, pois só assim você poderá estimar a cubagem dos caminhões e os ganhos que você vai obter.
Com esses dados em mãos, você poderá selecionar quais fornecedores desenvolver para que façam parte da rota; recomendamos que sejam fornecedores confiáveis, que tenham alto volume de consumo dos seus itens e que estejam próximos uns dos outros em uma região, como, por exemplo, sul de Minas Gerais, capital Paulista, região do ABCD etc.
Figura exemplo de mapa da região
Com os fornecedores definidos, o próximo passo é desenhar o mapa físico de qual será a rota que o caminhão irá seguir, passando por todos os fornecedores. Estabeleça nesse momento também qual é o tempo de realização da rota, para verificar se consegue fazer a rota uma vez ou até duas vezes ao dia. Para tomar essa decisão, precisamos também verificar a cubagem que será ocupada pela rota de abastecimento (recomendamos que a cubagem seja de, no mínimo, 80%).
Uma vez estabelecida a rota, uma simulação pode ser realizada com o Excel para verificar se o que foi projetado será factível, estimando a quantidade e o tempo de carga em cada fornecedor e o tempo de deslocamento da rota entre os fornecedores.
Para que possamos implementar, é necessário fazer um comunicado aos fornecedores, apresentar o projeto e treiná-los para que tenham uma janela de carga bem estabelecida. Essa janela deve ser respeitada, pois se o caminhão passar do tempo de espera no fornecedor, ele vai seguir viagem, e a responsabilidade de envio das peças será do fornecedor.
Ainda é necessário criar padrões e acompanhar o processo para que os resultados sejam atingidos; normalmente, o estoque tem uma queda muito expressiva, pois se a entrega é diária, a empresa não precisa ter mais que dois ou três dias de estoque. Lembre-se de que para ter esse nível de estoque, é necessário que tenhamos uma equipe dedicada para acompanhamento dos caminhões para que não haja atraso nas entregas.
Caso necessite de ajuda para estabelecer seu milkrun, conte conosco.
Alexandre Cardoso
Presidente da 2blean